Browsing by Author "Mulamba, Paulino Mulamba"
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- Coordenação escolar e melhoria das escolas missionárias (Católicas) de Cabinda/AngolaPublication . Mulamba, Paulino Mulamba; Araújo, Joaquim Machado deA presente investigação foi concebida para a compreensão do papel da Coordenação Diocesana da Educação (CDE) na construção dos bons cultivos dos processos de melhoria das Escolas Missionárias (Católicas) de Cabinda. Para tal, procurou-se saber o que a coordenação escolar, como órgão de gestão escolar, tem feito para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem e perspetivar o que pode fazer e como pode fazer para mover as Escolas Missionárias (Católicas) de Cabinda na construção da melhoria do seu modo de ensinar e aprender. Partimos dos pressupostos de que o conceito da qualidade de ensino está estreitamente ligado à elevação do rendimento do aluno, centrando-se no processo de ensino-aprendizagem e nas condições que o asseguram. Desta forma, a sala de aula torna-se o lugar propício de melhoria escolar. Por isso, a escola deve ser capacitada para ser uma comunidade profissional aprendente que assume os seus processos de melhoria escolar. Para tal, ela precisa duma liderança partilhada e uma pressão exterior de contas inteligentes com efeitos motivadores. Optou-se por um estudo enquadrado pelo paradigma interpretativo, recorrendo à pesquisa documental e à inquirição de atores, feita através de entrevista semidiretiva e inquérito por questionário. O cruzamento dos dados recolhidos, tratados e analisados permitiu fundamentar a convicção de que a Coordenação Escolar Diocesana deve ser valorizada e dinamizada para ser uma verdadeira pressão exterior que motiva e apoia as Escolas Missionárias (Católicas) a serem Comunidades Profissionais Aprendentes (CAP) com uma liderança distribuída focada na aprendizagem e desta forma, serem boas escolas que ensinam a todos os seus alunos.
- A importância da avaliação institucional para melhoria eficaz das Escolas Missionárias em Cabinda/AngolaPublication . Mulamba, Paulino Mulamba; Melo, Rodrigo Queiroz e; Alaíz, VítorA avaliação institucional é actualmente um instrumento indispensável de gestão necessária para se mensurar os esforços da organização escolar, na sua qualidade, utilidade e relevância, na senda da excelência, Para tal, ele deve ser um processo democrático, abrangente, participativo e contínuo. Por isso, há cada vez mais escolas a entenderem esta importância accionando processos de auto-avaliação ou contratando avaliações externas. A nossa investigação junto das Escolas Missionárias de Cabinda mostrou que as mesmas ainda não instituíram dispositivos internos ou externos de avaliação institucional, mas há algumas condições para que venham a seguir esse caminho para melhoria eficaz da qualidade do seu sistema de ensino.