Browsing by Author "Morgado, Elsa M. G."
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- A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, BrasilPublication . Auzani, Adriana S.; Silva, Levi Leonido F.; Morgado, Elsa M. G.; Pereira, AntoninoEsta pesquisa teve como objetivo estudar a função da arte na promoção da criatividade nos processos formativos dos acadêmicos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), enquanto fator de inovação tecnológica. Desenvolvida no âmbito do paradigma construtivista, foi utlizado o método qualitativo, nomeadamente o estudo de caso. A fonte de recolha de dados utlizada foi a entrevista semiestruturada, tendo os respetivos guiões sido desenvolvidos no âmbito da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978). O campo de estudo foi constituído por 10 estudantes e egressos, por 10 professores, coordenadores e diretores de Ensino e do Campus de Pato Branco, pelo Reitor da universidade e por 4 empresários. A técnica de tratamento de dados utlizada foi a análise de conteúdo. De entre as principais conclusões, saliente-se que os entrevistados entendem que a arte pode contribuir para a melhoria da formação académica do estudante de engenharia uma vez que proporciona novos pontos de vista, promove a criatividade e a inovação. Defendem também que atividades como o teatro podem estimular a capacidade criativa em ambiente universitário dos engenheiros já que permite a promoção da comunicação e expressão, desenvolvimento de um profissional mais completo e favorece a capacidade de abstração. Por último, entendem que a arte e suas diversas expressões estéticas são importantes na formação acadêmica do engenheiro no que diz respeito à criação de projetos inovadores, uma vez que favorece a inspiração, a inovação e a integração em equipes.
- Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrancePublication . Viana, Rebeca Sales; Silva, Levi Leonido F.; Morgado, Elsa M. G.No presente estudo avaliámos a autopercepção da criatividade de um grupo de estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú e o resultado da aplicação do Teste de Criatividade de Torrance a 12 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Em termos metodológicos recorremos à investigação qualitativa do tipo pesquisa- ação e ao uso de um formulário com uma pergunta aberta e o referido Teste de Criatividade, ambos aplicados antes e após a ação. Podemos observar que os estudantes que se autoavaliam como pouco criativos apresentam resultados acima da média no Teste de Torrance, assim como registamos uma evolução significativa do grupo face à primeira e a segunda avaliação, tanto no Teste de Torrance quanto na perceção da sua criatividade. A oficina (40 horas) agregou elementos propícios à expressão da criatividade dos participantes, especificamente na ampliação da visão de si mesmo como ser criativo.
- Importância do estágio curricular na formação de professores: um estudo no instituto superior de ciências de educação do HuamboPublication . Alfredo, Daguberto D. G.; Silva, Levi Leonido F.; Morgado, Elsa M. G.A atual investigação reflete sobre a relação com a aprendizagem prática, ao longo do estágio curricular, enquanto processo facilitador de aproximação e transição para o mundo do trabalho, a utilidade no processo de construção da identidade profissional dos estudantes do ISCED-Huambo, ao longo de uma das etapas mais cruciais da formação – o Estágio Curricular integrado no 5º Ano. O trabalho situa-se, assim, numa zona de interface entre os processos de formação inicial, os processos de construção da identidade profissional e a inserção profissional. Recorreu-se, enquanto instrumento de recolha de dados, a dois inquéritos estruturados de questões fechadas enviados (via Google Drive) Participaram no estudo alunos (n=307) do 5º ano do curso Ciências da Educação nas opções de Geografia Física, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Química, Matemática, Psicologia, Biologia e professores (n=30) do Estágio Curricular. A análise dos dados permitiu entender que para a maioria dos inquiridos o estágio curricular atendeu às suas expectativas, bem como permitiu que os estudantes tivessem uma visão daquilo que será a sua vida profissional. Estes concordam que o mesmo é uma mais-valia para o enriquecimento dos seus currículos consistindo-se num trunfo, importantíssimo no acesso ao emprego. No caso dos professores orientadores foi referido que se sentem satisfeitos com o trabalho desenvolvidos pelos seus estagiários e concordam que o estágio curricular contribui para a formação da identidade profissional dos futuros professores.
- Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdezPublication . Cecílio, Ana Isabel E.; Rodrigues, João B.; Silva, Levi Leonido F.; Morgado, Elsa M. G.O presente estudo teve como finalidade identificar métodos e estratégias que nos permitam, de forma eficaz, ensinar alunos surdos. Para tal procurou-se conhecer materiais e recursos, através da auscultação junto dos professores, das suas opiniões e sugestões, por meio de entrevista semiestruturada, bem como da observação de aulas, em diferentes ciclos de ensino, e análise de documentos oficiais considerados pertinentes para o estudo, nomeadamente planificações. Como complemento da investigação, reconheceram-se as necessidades de formação dos docentes inquiridos, na área da educação especial em que lecionam, a alunos surdos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, tendo-se optado por estudar o caso particular de um agrupamento de referência na zona norte de Portugal. Da informação recolhida podemos concluir que a metodologia é centrada no ensino bilingue, recorrendo para igualmente a todas as formas de comunicação, entre elas a leitura labial, a expressão corporal e o alfabeto g estual. Por sua vez as estratégias utilizadas têm o seu foco em recursos visuais e bilingues, construídos pelos professores, sobretudo multimédia e interativos.
