Browsing by Author "Moreira, Patrícia Maria Ribeiro"
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- Saúde juvenil no contexto comunitário : uma abordagem em contexto escolar e familiarPublication . Moreira, Patrícia Maria Ribeiro; Melo, Pedro Miguel AlmeidaIntrodução: A Enfermagem Comunitária no contexto da saúde escolar tem um papel fundamental na capacitação dos adolescentes na educação para os afetos e sexualidade, prevenção do consumo de substâncias psicoativas e de comportamentos aditivos sem substâncias e prevenção da violência no namoro, bullying e cyberbullying. Estas áreas estão identificadas como prioritárias pela Direção Geral de Saúde no Programa Nacional de Saúde Escolar de 2015. Este relatório pretende descrever o percurso de desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem comunitária e competências académicas para a aquisição do grau de Mestre em Enfermagem, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária, da Escola de Enfermagem, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, constituído por três Módulos Objetivo: Identificar ganhos em saúde no contexto da saúde juvenil em contexto escolar, através do desenvolvimento de um projeto de intervenção comunitária e identificar os contributos do enfermeiro de família na abordagem dos problemas identificados no projeto no contexto escolar, no âmbito da saúde familiar, numa USF. População: No Módulo I e II, alunos do 1º ano dos cursos profissionais de uma Escola Profissional do Porto e no Módulo III, os utentes e famílias inscritos na lista de um enfermeiro de família de uma USF. Método: No Módulo I e II, foi aplicado um pré-teste, seguido que um questionário, analisado através do aplicativo IBM SPSS e realizadas todas as fases constituintes do Planeamento em Saúde, entre maio de 2017 e janeiro de 2018. No Módulo III, foi realizada da atividade de diagnóstico sugerida na matriz operativa do MDAIF, entre novembro de 2017 e janeiro de 2018. Discussão de resultados: Do Módulo I e II, verificou-se que os alunos apresentam défice de conhecimento e crenças inadequadas relativas às infeções sexualmente transmissíveis (IST), recursos da comunidade, métodos contracetivos, dependências de substâncias e sem substâncias, e sobre violência dirigida aos outros no que diz respeito a violência no namoro, bullying e cyberbullying. Este grupo de adolescentes mantém uma atitude de vulnerabilidade quanto ao consumo de jogos/internet e risco de contrair IST. Face aos problemas identificados, procedeu-se à priorização dos problemas, através da técnica de comparação por pares e a colaboração de dois peritos na área, tendo sido definido como prioritários para a intervenção, a “Suscetibilidade às IST” e o “Risco de violência dirigida aos outros [no namoro]”. Realizadas as restantes fases do planeamento em saúde e na avaliação da intervenção, foi aplicado um questionário, tendo como resultado: diminuição em 10% da suscetibilidade às IST e diminuição de 37,3% do risco de violência dirigida aos outros [no namoro]. Do Módulo III, verificou-se que a família apresenta necessidade de intervenção nas três dimensões do MDAIF. Conclusão: O estágio desenvolvido permitiu contextos favoráveis para o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício enquanto Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, permitindo produzir ganhos em saúde para a comunidade em que interviemos e em simultâneo o desenvolvimento de competências académicas para adquirir o grau de Mestre em Enfermagem.