Browsing by Author "Michiles, Iva"
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- A volta dos idosos analfabetos aos bancos escolaresPublication . Michiles, Iva; Fonseca, António Manuel GodinhoEste estudo apresenta uma pesquisa com enfoque na experiência compartilhada na execução de um projeto de alfabetização de pessoas idosas, realizado na cidade de Varjão, Brasília, DF. Tem como propósito contribuir para a minimização de problemas que surgem nas relações de trabalho e nas práticas sociais advindas do analfabetismo que assola a sociedade brasileira. Nesse contexto existe grande preocupação com o resultado de estatísticas que mostram o Brasil como um país com grande número de pessoas analfabetas com idade de 60 anos e mais, que ainda possuem vontade de exercer alguma atividade produtiva. Ciente de que a pessoa idosa afetada pelo analfabetismo é um grave problema social, o estudo norteia-se pelo objetivo de apresentar reflexão sobre a importância de programas de educação para pessoas idosas como um meio de motivação para novas perspectivas de vida. Quanto à metodologia da pesquisa, optou-se por uma metodologia qualitativa, com recolha de dados verbais de forma direta, por meio de grupos focais, de conversas e depoimentos pessoais com os participantes idosos. O referencial teórico sustenta-se em outras pesquisas, as quais se encontram em bancos de dados eletrônicos como SCIELO, além de livros, artigos científicos sobre o tema. A pesquisa permitiu vislumbrar um interstício substancial de novas possibilidades, atitudes e práticas por parte dos idosos, estudantes, em busca de vida de qualidade, socialmente comprometida. Além disso, constatou-se que a Educação de Jovens e Adultos Idosos (EJAI) se constitui como uma modalidade de ensino capaz de alargar-se em vantagens sobre a educação regular uma vez que responde às exigências da sociedade atual, às necessidades das pessoas de mais idade que não tiveram a oportunidade de estudar quando eram mais jovens. Desse modo, conclui-se que o ensino desenvolvido por meio do Projeto social da cidade de Varjão-DF consiste em uma tendência contemporânea que se destaca como alternativa determinante para democratização do ensino no Brasil e no mundo.