Browsing by Author "Mendes, Elisabete Manuela de Teles"
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- Competências socioemocionais na adolescência : na área do autocuidadoPublication . Mendes, Elisabete Manuela de Teles; Amado, João Daniel NevesA promoção de competências socioemocionais: na área do Autocuidado em Adolescentes surge no âmbito do 17º Curso de Mestrado em Enfermagem na Área da Especialidade de Enfermagem em Saúde Comunitária e Saúde Pública. Tendo sido desenvolvido durante o estágio numa UCC da região norte de Portugal uma intervenção num Centro de Formação Profissional na área da saúde escolar tendo por base o Plano Nacional de Saúde Escolar. Neste Centro de Formação Profissional foi identificado pela Diretora Pedagógica a necessidade de intervenção do profissional de saúde a nível das competências socioemocionais. A intervenção foi centrada no adolescente, que está a viver um momento de transição, de criança para a idade adulta, encontrando-se assim numa situação de vulnerabilidade que pode acarretar riscos. Riscos esses que podem pautar e interferir no seu Autocuidado, como, por exemplo, a nível da alimentação, sono e repouso, atividade física, abuso de substâncias e não substâncias e Infeções Sexualmente Transmissíveis. Para o adolescente superar estes riscos e poder tomar decisões responsáveis e saudáveis, deve desenvolver conhecimentos, capacidades e habilidades. Esta capacitação vai ser fundamentada e potenciada pelo enfermeiro, com base em duas grandes teorias de enfermagem, a Teoria das Transições de Afaf Meleis e a Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem, por forma a promover o bem-estar e a qualidade de vida desta população. Para executar esta intervenção utilizou-se a metodologia de planeamento em saúde. No diagnóstico de situação através da aplicação de uma Escala Kidscreen – 52, e da Dinâmica “O que sei sobre mim” foram identificados dois problemas. Atuou-se no problema Potenciar a Melhoria para o Autocuidado após a periodização. Tendo como objetivo geral aumentar a consciencialização para o Autocuidado em Saúde, em Adolescentes, entre os 14 e os 18 anos de idade, esta intervenção decorreria num período de 3 anos. As estratégias de intervenção foram a execução de 2 pré-sessões (diagnóstico e motivação) e de 5 sessões de formação em saúde, realizadas no ambiente escolar. No entanto, como o estágio foi apenas de 4 meses efetuou-se a intervenção apenas ao 1º e 2º anos de escolaridade e no final foi realizada uma avaliação intercalar. Esta intervenção apresentou como resultados uma melhora significativa a nível da perceção dos estudantes sobre a sua qualidade de vida a nível do autocuidado e também a satisfação dos estudantes com as sessões. No entanto, algumas temáticas necessitam de um reforço de conhecimentos, como sejam a alimentação saudável, atividade física, sono e repouso, abuso de não substâncias e métodos contracetivos. Esta melhoria poderá ser executada na intervenção futura. É também importante referir que esta intervenção está já a ser alargada a outras escolas profissionais e continua a decorrer nesse Centro de Formação Profissional. A intervenção executada e o presente relatório pretendem também refletir o desenvolvimento de competências como Mestre e Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária e Saúde Pública. Denotando as competências comuns e especificas e como mestre e especialista.