Browsing by Author "Mendes, Catarina Guedes"
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- A participação do público na informação : o caso da SIC NotíciasPublication . Mendes, Catarina Guedes; Arêas, Camila CabralO presente relatório de estágio propõe uma reflexão sobre a participação do cidadão comum na informação televisiva. A investigação resulta de seis meses de estágio na redação de informação da SIC e da SIC Notícias, onde foram desempenhadas as funções de jornalista-estagiária, desde o dia 2 de setembro de 2019 até ao dia 2 de fevereiro de 2020. O foco principal incide sobre os canais de participação do público no jornalismo informativo, tendo como estudo de caso a SIC Notícias e sua produção de conteúdos em suporte televisivo e digital. A “Agenda SIC” representa o objeto de estudo da investigação, permitindo-nos analisar a influência do cidadão comum na construção da notícia e da agenda jornalística. Esta premissa norteou a investigação e deu origem a outros eixos problemáticos, tais como identificar que estratégias são desenvolvidas pela estação ao praticar um jornalismo próximo do espectador. Para dar resposta às questões de investigação, recorremos aos métodos qualitativos, mobilizando como técnica de recolha de dados primários a realização de entrevistas aos jornalistas e chefias de informação, que nos permite analisar o modus operandi do emissor. Recorremos também à observação participante e à análise conteúdo como dados secundários, de forma a completar os dados da investigação. Os principais resultados indicam que este canal generalista pratica estratégias de proximidade, com o objetivo de manter o interesse do espectador, potenciando a sua participação e integrando-o nos conteúdos informativos. No capítulo da análise dos resultados identificamos de que formas isto acontece e as técnicas que utilizámos permitem-nos mapear a participação do espectador nas diversas equipas onde trabalhei. Com a informação obtida, concluímos também que o contexto digital impactou as práticas jornalísticas, trazendo algumas desvantagens para a SIC Notícias, o que leva os jornalistas a repensarem a utilização do digital, priorizando a interação offline com o espectador. A investigação revela que a redação de informação mantém uma relação de reciprocidade e de negociação com o consumidor, complementando-se e beneficiando as duas partes.