Browsing by Author "Melo, Rodrigo Queiroz e"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação externa do programa Escolhas (5ª geração): 2º relatório intercalarPublication . Azevedo, Joaquim; Valente, Ana Claúdia; Baptista, Isabel; Trigo, Luísa Ribeiro; Melo, Rodrigo Queiroz e
- As baixas qualificações, a massificação e a educação integral na educação. Reflexão de uma perspetiva sistémica 50 anos depois da revoluçãoPublication . Melo, Rodrigo Queiroz eA população portuguesa tem um défice histórico de qualificações. Este facto obrigou a que o processo de massificação do ensino, iniciado por altura da Revolução do 25 de Abril, fosse feito sem haver docentes qualificados em número suficiente. Daqui decorreu a criação de um sistema escolar baseado num currículo prescrito, determinado, sem espaço para a autonomia profissional dos docentes. Cinquenta anos depois da Revolução, estamos em plena mudança de paradigma curricular, com políticas de autonomia e flexibilidade que abrem caminho para uma verdadeira educação integral.
- Desenvolvimento integral: o contributo das TICPublication . Andrade, António; Lagarto, José; Almeida, José; Melo, Rodrigo Queiroz eUma educação que envolve as múltiplas dimensões da pessoa diz-se integral e tem como fundamento a dignidade de cada um como ser racional, livre, ético e com capacidade de se auto governar. Do ponto de vista organizacional, este estilo de educação depende de uma Liderança para a Educação Integral (LEI), que implique todos na construção deste conceito e sua integração no projeto educativo. Hoje a tecnologia é ubíqua, surgindo uma nova forma de exclusão: a exclusão digital. Esta traduz-se na falta de acesso à informação e às literacias do sec. XXI e tende a estar associada a pobreza, conflitos, carências de saúde e discriminação de várias espécies. Numa escola que serve alunos em contexto de adversidade, as TIC são uma condição de inclusão e um contributo fundamental para a Educação Integral. Este livro é um contributo para ajudar as lideranças escolares a usar as TIC, de forma estratégica, com vista à educação integral. O mundo está em acelerada transformação digital; a escola não pode continuar analógica.
- As guerras da escolha da escolaPublication . Melo, Rodrigo Queiroz e
- Mapeamento do abandono escolar precoce em Portugal: versão curtaPublication . Azevedo, Joaquim; Oliveira, António; Azevedo, Margarida; Melo, Rodrigo Queiroz e
- Perspetivas, conceitos e boas práticas de proteção e promoção do bem-estar de crianças e jovensPublication . Negrão, Mariana; Veiga, Elisa; Prata, Ana; Francisco, Rita; Ramalho, Susana Costa; Arsénio, Joana; Melo, Rodrigo Queiroz e; Marques, Sofia
