Browsing by Author "Mauro, Ana Paula Vieira Peixoto"
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- Conteúdos não-ficcionais imersivos no ciberespaçoPublication . Mauro, Ana Paula Vieira Peixoto; Ganito, Carla Susana Monteiro; Ferreira, Cátia Sofia AfonsoEsta tese dedica-se a compreender o panorama dos conteúdos não-ficcionais com objetivos imersivos, que tratam de temas complexos e que são mediados no ciberespaço, tendo por objetivo final apontar boas práticas em um projeto dessa natureza. Para tanto, empenhou-se uma fundamentação teórica e uma componente empírica. Na fundamentação teórica, problematizamos o ciberespaço, circunscrevemos as noções aqui consideradas de narrativa, não-narrativa, representação não-ficcional, estratégias imersivas, bem como os tratamentos e cuidados necessários a um conteúdo mediado no ecossistema digital. Na componente empírica, observamos o corpus de investigação, nomeadamente o panorama geral dos webdocumentários e das obras de jornalismo multimédia, para depois mergulharmos em cada um desses objetos por meio de dois estudos de caso múltiplos. Tanto no estudo de caso múltiplo do web-documentário, quanto no do jornalismo multimédia, as diversas características discutidas ao longo do trabalho foram concretamente estudadas, nas quais identificamos aspetos distintivos da ordem da arquitetura da informação, do design do conteúdo, do uso da polifonia e das bases de dados – com particular destaque no tratamento visual e interativo desses dados no jornalismo multimédia – da coautoria e da audiência participativa, bem como da criação de universos narrativos, nos quais se destacam estratégias imersivas de diversas ordens. Como conclusão, elencamos uma série de boas práticas na produção e configuração de um web-documentário, para a qual exercitamos tais diretrizes em um web-doc hipotético sobre dação de sangue. Nove boas práticas destacam-se como considerações importantes na representação de conteúdos não-ficcionais complexos no ciberespaço: orientar a cocriação com os sujeitos retratados, abraçar a multidisciplinaridade desde o início do projeto, incorporar metodologias de design, modularizar o conteúdo para estruturá-lo, compreender o discurso a que o próprio conteúdo orienta, aproveitar recursos de bancos de dados e de visualização de dados, utilizar a polifonia através da interatividade, criar um universo em torno do conteúdo e permitir que a audiência contribua e partilhe o material.