Browsing by Author "Martins, Elisabete"
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- Atores locais e contrato de educação e formação municipalPublication . Martins, Elisabete; Machado, JoaquimNas últimas três décadas, os municípios portugueses viram reconhecida a sua capacidade técnica e legitimidade política para assumir novas competências e alargar os domínios da sua intervenção na área da educação escolar. No domínio da ação concreta, vários municípios têm acorrido a distintas solicitações das escolas e vão mesmo para além do que a lei obriga. Em finais do século XX, o Estado reconhece níveis distintos de capacidade dos municípios e distingue entre competências universais e competências não universais, abrindo a possibilidade de celebrar contrato com vários deles no âmbito da gestão local da educação escolar e, em 2014, no âmbito do Programa Aproximar, o Governo estabeleceu a figura do “contrato interadministrativo” de delegação de competências por parte da Administração Central na Administração local, apostando na valorização dos municípios e dos diretores das escolas na gestão local da educação escolar. Nesta comunicação apresentamos o enquadramento teórico e metodológico e alguns dados recolhidos no âmbito de uma investigação com vista à dissertação de mestrado em Ciências da Educação na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Este estudo visa compreender o modelo de governação localmente instituído, identificando as principais alterações na organização do Município e na sua relação com as escolas, que resultam da assinatura do “contrato de educação e formação municipal” celebrado com o ministério da educação, bem como distinguindo as forças e fragilidades identificadas pelos atores locais (escolares e não escolares). O estudo desenvolve-se num concelho do norte de Portugal, assume uma natureza qualitativa e recorre à pesquisa e análise documental e a entrevistas semiestruturadas ao vereador da educação e aos diretores das escolas.
- A Portuguese expert panel position paper on the management of heart failure with preserved ejection fraction - part I: pathophysiology, diagnosis and treatmentPublication . Silva-Cardoso, José; Moreira, Emília; Melo, Rachel Tavares de; Moraes-Sarmento, Pedro; Cardim, Nuno; Oliveira, Mário; Gavina, Cristina; Moura, Brenda; Araújo, Inês; Santos, Paulo; Peres, Marisa; Fonseca, Cândida; Ferreira, João Pedro; Marques, Irene; Andrade, Aurora; Baptista, Rui; Brito, Dulce; Cernadas, Rui; Santos, Jonathan dos; Leite-Moreira, Adelino; Gonçalves, Lino; Ferreira, Jorge; Aguiar, Carlos; Fonseca, Manuela; Fontes-Carvalho, Ricardo; Franco, Fátima; Lourenço, Carolina; Martins, Elisabete; Pereira, Hélder; Santos, Mário; Pimenta, JoanaHeart failure (HF) with preserved ejection fraction (HFpEF) affects more than 50% of HF patients worldwide, and more than 70% of HF patients aged over 65. This is a complex syndrome with a clinically heterogeneous presentation and a multifactorial pathophysiology, both of which make its diagnosis and treatment challenging. A Portuguese HF expert panel convened to address HFpEF pathophysiology and therapy, as well as appropriate management within the Portuguese context. This initiative resulted in two position papers that examine the most recently published literature in the field. The present Part I includes a review of the HFpEF literature covering pathophysiology, clinical presentation, diagnosis and treatment, including pharmacological and non-pharmacological strategies. Part II, the second paper, addresses the development of a holistic and integrated HFPEF clinical care system within the Portuguese context that is capable of reducing morbidity and mortality and improving patients’ functional capacity and quality of life.
- A Portuguese expert panel position paper on the management of heart failure with preserved ejection fraction - part II: unmet needs and organization of care in PortugalPublication . Silva-Cardoso, José; Moreira, Emília; Melo, Rachel Tavares de; Moraes-Sarmento, Pedro; Cardim, Nuno; Oliveira, Mário; Gavina, Cristina; Moura, Brenda; Araújo, Inês; Santos, Paulo; Peres, Marisa; Fonseca, Cândida; Ferreira, João Pedro; Marques, Irene; Andrade, Aurora; Baptista, Rui; Brito, Dulce; Cernadas, Rui; Santos, Jonathan dos; Leite-Moreira, Adelino; Gonçalves, Lino; Ferreira, Jorge; Aguiar, Carlos; Fonseca, Manuela; Fontes-Carvalho, Ricardo; Franco, Fátima; Lourenço, Carolina; Martins, Elisabete; Pereira, Hélder; Santos, Mário; Pimenta, JoanaIn Portugal, a 15.2% prevalence of heart failure with preserved ejection fraction (HFpEF) was recently identified among those aged ≥50 years. HFpEF represents 90% of Portuguese heart failure patients. HFpEF management in Portugal is challenging due to patient heterogeneity, diagnostic and therapeutic complexity, and organizational constraints on the healthcare system. Considering the above, a panel of Portuguese experts convened to address HFpEF management within the national context. This was done in a two-paper set. This, the second paper, identifies unmet needs and suggests a set of measures to improve the current organization of HFpEF management in Portugal. Our purpose is to create a multidisciplinary integrated care system, ensuring a seamless connection between hospitals and primary care. Additionally, we propose a practical approach to the management of HFpEF, including a roadmap for screening, diagnosis, referral and treatment. The aim is to help clinicians improve HFpEF management throughout the disease trajectory.
- Testemunho de um projeto integrador da EPRALIMA "As três dimensões d’Os Lusíadas (cenas, cenários e animações)": aprender por projetosPublication . Martins, Elisabete; Orvalho, LuísaFalar em Novos Ambientes Educativos leva-nos a remeter o discurso para Metodologia de Trabalho de Projeto. Este capítulo apresenta essencialmente um testemunho de uma professora de português da EPRALIMA que vivenciou com os seus alunos a experiência de fazer aprender por projetos. Esta pedagogia foi implementada com maior relevância e de forma mais estruturada e planeada nesta escola no âmbito de um plano formativo (Re)Aprender a ensinar e avaliar nos cursos profissionais: o saber em ação”3. Com este testemunho visou-se demonstrar que os alunos são capazes de ter um papel ativo no processo de aprendizagem, no processo de construção do saber e do saber-fazer. Este projeto, em particular, surgiu de um desejo de juntar a disciplina de português, mais concretamente a educação literária, a uma disciplina fundamental da área técnica do curso Técnico de Desenho Digital 3D, de modo a conciliar conteúdos curriculares das duas disciplinas aos interesses e motivações dos alunos. O objetivo de tornar o estudo da obra mais apelativo concretizar-se-ia e, simultaneamente, permitir-se-ia aos alunos a mobilização de capacidades e de saberes para a realização de um produto que seria da autoria deles, desde o seu planeamento, passando pelo seu desenvolvimento e execução até ao momento da apresentação pública.