Browsing by Author "Martins, Ana Carolina Pereira da Silva"
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- Desenvolvimento das configurações necessárias para a implementação de uma nova aplicação de gestão documental : Uebe.Q : na empresa RamirezPublication . Martins, Ana Carolina Pereira da Silva; Lopes, Maria Margarida; Faria, Maria João Nepomuceno Pereira Monteiro Palermo de; Moreira, RaquelA empresa Ramirez é uma indústria conserveira que existe em Portugal desde 1853. Como todas as indústrias alimentares, apresenta diversos certificados em normas de gestão de qualidade e/ou segurança alimentar, nomeadamente na BRC, IFS e ISO 9001. Estas normas auxiliam as empresas na implementação de um correto sistema de gestão da qualidade e segurança alimentar indicando quais os requisitos que devem ser cumpridos. Assim, através deste sistema de gestão, as empresas controlam os riscos associados aos seus processos e, deste modo, obtêm produtos seguros e de qualidade, atendendo às preocupações e preferências dos consumidores. Contudo, algumas destas normas exigem a presença de um sistema de gestão documental que é também muito importante para o funcionamento das empresas. A gestão documental, para além de gerir todos os documentos de uma empresa, permite que não haja falta de informação e/ou informação fraudulenta/alterada, possibilitando, assim, que se estabeleça uma comunicação eficaz entre os diversos departamentos. Além disso, devido ao surgimento da era digital as empresas têm que ir adaptando os seus processos à mesma. Desta forma, a gestão documental que anteriormente era feita através de papel deve passar a ser realizada digitalmente. Assim, durante o meu estágio configurei uma aplicação designada de Uebe.Q para, posteriormente, ser implementada e utilizada para gerir todos os documentos existentes na empresa. Ainda, para que a aplicação estivesse de acordo com o sistema de gestão da segurança alimentar existente na empresa, considerei que o Uebe.Q deveria também apresentar um módulo referente a gestão da segurança como apresenta um para a gestão da qualidade. Face ao trabalho desenvolvido, concluí que para além de toda a importância associada aos sistemas de gestão da qualidade e segurança alimentar, um correto sistema de gestão documental é essencial para o bom funcionamento de uma empresa.