Browsing by Author "Martins, Alexandra Isabel da Fonseca"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perfil da escola profissional como uma organização aprendentePublication . Martins, Alexandra Isabel da Fonseca; Lopes, Albino Pedro AnjosNo contexto dos esforços atuais para aumentar a produtividade e superar a competitividade no seio das Escolas Profissionais portuguesas, surge este estudo que tem como finalidade compreender e avaliar em Organizações de Ensino Profissional o nível de implementação dos princípios orientadores, do que Senge (1990) chamou, Organizações Aprendentes. Partindo do convicto pressuposto que a Aprendizagem é um fenómeno inerente a todas as interações humanas e, desta forma, indissociável do contexto organizacional em causa, pretende-‐se verificar a aplicabilidade do modelo de Organização Aprendente de Bowen et al. (2006), School Success Profile -‐ Learning Organization (SSP-‐LO) às Escolas Profissionais portuguesas. Para a compreensão desta temática, foram delineadas duas questões de partida: quais os fatores que definem o Perfil de uma Escola Profissional enquanto Organização Aprendente?; e qual o papel dos agentes na construção desse paradigma?, procurando assim promover a construção da Escola Profissional enquanto uma Organização Aprendente. Desta forma, o estudo procede a um Enquadramento Conceptual, a uma Revisão Bibliográfica que culmina com o Estado da Arte. Quanto à parte empírica, esta é feita com base na realização de um inquérito -‐ o SSP-‐LO -‐ a fim de identificar, de uma amostra constituída pelas Escolas Profissionais portuguesas, o Perfil da Escola Profissional enquanto Organização Aprendente. Através de uma análise confirmatória dos resultados, foi revelada a importância do SSP-‐LO para avaliar a capacidade das Escolas Profissionais para funcionarem como Organizações Aprendentes em Portugal: foi mostrado um padrão consistente de intercorrelações positivas entre as dimensões da Organização Aprendente, Ações e Sentimentos, e os resultados do Perfil Pessoal, de Desempenho Escolar e de Liderança. Perante estes resultados, os Profissionais da Escola Profissional são capazes de melhor compreender, refletir e direcionar a Organização Escola Profissional como um sistema de serviço ao cliente e orientar o desenvolvimento de intervenções para criar um clima de Aprendizagem que apoia a Prática baseada em evidências e melhoria da Escola.