Browsing by Author "Garcia, Maria João de Lima Ramos Fernandes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Do fascínio do “pátio” digital ao “pátio” do encontro e da proximidadePublication . Garcia, Maria João de Lima Ramos Fernandes; Oliveira, António Manuel BrancoO presente trabalho decorre da Prática de Ensino Supervisionada na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, do Agrupamento de Escolas Castêlo da Maia, a partir da reflexão realizada sobre primeira unidade letiva do 9.º ano: «Dignidade da vida humana». O aprofundamento teológico e pedagógico do tema “Do fascínio do “pátio” digital ao Pátio do encontro e da proximidade”, partiu da constatação de que o desenvolvimento tecnológico e a ampliação da influência das redes sociais, estabeleceu maiores oportunidades de relação e conhecimento entre os jovens. A internet é uma ferramenta muito utilizada nas redes sociais, conduzem a uma grande socialização e a construção de relações virtuais que interferem no comportamento humano, desta forma, é imprescindível compreender a relação dos adolescentes com as redes sociais e orientá-los na compreensão das potencialidades e riscos que o fascínio da utilização destas poderão influenciar a vida pessoal e social dos alunos. A interpelação apresentada surgiu na observação das relações interpessoais dos alunos do AECM, cuja comunicação entre eles tinha pelo meio um dispositivo tecnológico, a relação comunicativa entre eles tinha apenas respostas com monossílabos, “sim” e “não”. Posto isto, é necessário compreender a relação humana “eu” e “tu”, “quem é o meu próximo?”. 1 O estudo em questão, poder-se-á dizer, que é de natureza mista, quantitativa e qualitativa, foi utilizado para a recolha de dados o inquérito por questionário com o auxílio da plataforma google forms. Foram inquiridos quarenta alunos das duas turmas do 9.º ano A e G com a permissão e conhecimento das diretoras de turma. Os resultados obtidos verificaram-se que as turmas do A e G utilizam as redes sociais com equilíbrio saudável. Estes alunos utilizam as redes sociais com frequência e que fazem parte de uma ou mais redes sociais, para pesquisa, ouvir música, ver séries, jogar, comunicar e troca de informação, no diálogo em sala de aula notou-se que têm conhecimento da influência que a s redes sociais podem ter nas suas vidas. Assim, com base nos resultados obtidos, pretende-se propor a experiência do pátio do encontro e da proximidade com diversos jogos com a intensão de recuperar a relação interpessoal e a alegria que os leve a valorizar o gosto de estarem juntos sem o condicionamento de dispositivos tecnológicos.