Browsing by Author "Garcia, Elisa Maria Bernardo"
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- Evolução histórica do ensino de enfermagem de saúde pública (1901-1977)Publication . Garcia, Elisa Maria Bernardo; Amendoeira, JoséEste estudo focaliza-se na criação e desenvolvimento do ensino de enfermagem de saúde pública, no período de 1901 a 1977, em Portugal, o que nos levou a optar por uma abordagem de investigação qualitativa que nos permitiu compreender melhor o percurso do ensino de enfermagem de saúde pública. Considerando o objeto de estudo, utilizámos o método histórico como metodologia de pesquisa para promoção de respostas às interrogações que conduziram o estudo. Recorremos primordialmente a fontes primárias, onde se encontrou a narração de acontecimentos e testemunhos, desde a génese do ensino de enfermagem de saúde pública, até à criação da sua especialização em enfermagem. Utilizámos exclusivamente a pesquisa e análise de documentos textuais. A sua localização e acessibilidade foram orientadas pelo problema em estudo e pela vertente heurística. Os documentos foram sujeitos à crítica interna e externa, a análise e compreensão dos textos foi suportada pela hermenêutica. Ao longo do friso cronológico, os factos históricos permitiram-nos identificar e analisar três períodos significativos para a história do ensino de enfermagem de saúde pública e o modo como as pessoas pensavam, organizavam e desenvolviam esse ensino, emoldurado pelo contexto político, socioeconómico e cultural de cada época. Concluímos que a génese, organização e especialização do ensino de enfermagem de saúde pública ocorreram por influência de factos sociais históricos, sobretudo após meados do século XX, com a evolução da ciência, da investigação e aperfeiçoamento do sistema de saúde. Desde a sua génese, até à especialização, o ensino de enfermagem de saúde pública ancorava-se nos pressupostos do ensino sanitário e de enfermagem, sustentados no enquadramento legal e institucional de quem tutelava e organizava o ensino nas várias épocas. O nosso estudo pretende contribuir para a compreensão do desenvolvimento curricular desta área, proporcionado pelo conhecimento gerado.