Browsing by Author "Furtado, Carolina da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O presépio : mediação cultural e transmissão religiosa. Proposta de um itinerário pedagógico no contexto de Educação Moral e Religiosa CatólicaPublication . Furtado, Carolina da Silva; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues; Ambrosio, Juan Francisco GarciaEste documento traduz-se no trabalho final realizado no âmbito da frequência do Mestrado em Ciências Religiosas, com especialização em Educação Moral e Religiosa Católica, no contexto do ensino básico e secundário em Portugal. Mais precisamente, apresenta-se a Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo de 2021/2022, na Escola Básica e Secundária do Nordeste, localizada no arquipélago dos Açores, na ilha de São Miguel, numa turma de 5º ano. A prática de ensino supervisionada foca-se na Unidade Letiva 2: Advento e Natal, uma unidade fundamental para a exploração das dimensões religiosa e cultural do cristianismo. A componente de investigação prima pela apresentação de um itinerário pedagógico para o ensino da referida Unidade Letiva. Este itinerário contempla uma visita de estudo, assumida como estratégia pedagógica, incentivando os alunos a envolverem-se com o Presépio de uma forma tangível, tendo em vista um aprofundamento reflexivo que os ajude a relacionar o significado religioso do Presépio e o seu contexto cultural e histórico. Da análise realizada ao Presépio do Prior Evaristo Gouveia, à luz do modelo de Danièle Hervieu-Léger, considera-se que este artefacto (religioso e cultural) enquanto mediador de uma identidade e tradição religiosa cristã, apresenta caraterísticas que o definem como tal nos quatro polos contemplados pelo modelo: comunitário-identitário; cultural; ético-axiológico e afetivoemocional. Por forma a se facilitar o processo de ensino-aprendizagem face aos conteúdos contemplados na Unidade Letiva 2, preconizou-se uma visita de estudo ao Presépio de Prior Evaristo Gouveia.