Browsing by Author "Fontenelle, Marcus Abrantes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Gestão do ensino superior e práticas de ensino : um estudo sobre os métodos de gestão e ensino de uma faculdade privada brasileiraPublication . Fontenelle, Marcus Abrantes; Estevão, Carlos Alberto VilarO contexto em que uma sociedade está inserida ditará sua cultura. Coloca-se, portanto, que todas as áreas da vida e das atividades desempenhadas em sociedade serão influenciadas por essa cultura. Sabedores disso, não poderíamos, de maneira alguma, desvencilhar as novas tecnologias que afetaram os comportamentos sociais nos últimos anos da atividade acadêmica da qual fazemos parte. A presente investigação foi realizada tendo em vista a análise pessoal sobre a presença dessas novas formas de interação, como são vistas em sala de aula e como podem ser observadas. Além disso, recebem destaque a gestão e as práticas do ensino que são realizadas e consideradas fatores de catalisação de tal estudo. O objetivo foi entender como as práticas de ensino observadas estão alinhadas com essa nova conjuntura social. A instituição de ensino superior (IES), dentro desse contexto, tem sido um ambiente fértil para se refletir acerca de gestão, metodologia e inovação, pois apresenta uma estrutura burocrática, cujos processos são realizados diariamente. Cada um desses processos tem uma fonte de orientação que o explica e o define. Diante disso, sabemos quão importante é o papel do docente nesse processo, pois ele levará essa atualização à sala de aula. Contudo, para que isso ocorra, essa mudança de perfil tem que ser observada no professor enquanto agente de transformação. Isso gerou uma nova resposta por parte dos alunos, a qual nos ajudou a entender como eles recebem essa inovação e quais resultados são gerados. A inovação que nos permeia, atualmente, é um desafio a ser vivido e acompanhado. Por isso, não pode ser deixado de lado no que diz respeito às atividades docentes. Considerando esse cenário, realizamos uma pesquisa exploratória, com aplicação de questionário destinado aos alunos e professores do curso de Gestão Hospitalar da faculdade privada brasileira Laboro, situada em São Luís (Maranhão/Brasil). O questionário foi composto por perguntas objetivas e subjetivas relacionadas à gestão, inovação e métodos de ensino. Ao final, foram obtidas 112 respostas de alunos e 28 respostas de professores. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho a outubro de 2017. Segundo os alunos respondentes, a interação entre aluno e professor é algo importante e que reflete tanto na aprendizagem quanto no fator motivacional no decorrer da disciplina. A inovação, do ponto de vista discente, tem que ser implementada em sala de aula com mais frequência, como através da metodologia de ensino. Os alunos afirmam que esse é um fator preponderante para a retenção de informação, além de ser um estímulo para aprendizagem. Podemos inferir que, a cada dia, novas tecnologias são adotadas e há um anseio crescente pela sua utilização por parte dos alunos, de forma a tornar os ambientes acadêmicos mais próximos do mundo atual em que nós vivemos