Browsing by Author "Ferro, Pedro"
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- Direito natural clássico e moderna "razão pública". Etsi Deus Non Daretur?Publication . Ferro, Pedro
- A ideia de uma sociedade cristã, o liberalismo e as duas cidadesPublication . Ferro, PedroNeste texto, revisito a relação entre o liberalismo político e “a ideia de uma sociedade cristã”, à luz do reacender do debate académico e ideológico sobre a salubridade moral e social do liberalismo contemporâneo e sobre a (in)compatibilidade entre a modernidade liberal secular e os valores da tradição judaico-cristã. Para este efeito, remonto, primeiro, à linhagem histórica e conceptual do(s) liberalismo(s). Detenho-me na sugestão de Böckenförde, segundo a qual o Estado constitucional é sobretudo uma ordem de liberdade e de paz, em contraste com a antiga ordem de verdade e virtude, sublinhando que a ordem liberal democrática assenta na especificidade da ética política e institucional e na ideia de “razão pública”. Depois, abordo os limites, riscos e eventuais contradições desta concepção, no que respeita à neutralidade moral do Estado e à relação entre “statecraft” e “soulcraft”, atendendo também à evidência crescente de um liberalismo iliberal. Expresso a minha convicção de que a ordem liberal não é autossuficiente: precisa de um suplemento de alma, necessita de conversar com algo que lhe é exterior, nomeadamente com a tradição clássica e a Fé bíblica. Finalmente, discuto qual o significado e o lugar, num regime liberal, da “ideia de uma sociedade cristã”.
- O inverno do ocidente cristãoPublication . Ferro, Pedro
- "Política da virtude" e virtude políticaPublication . Ferro, PedroO objecto deste texto é a apresentação, recensão crítica e comentário de Virtue Politics: Soulcraftand Statecraft in Renaissance Italy, da autoria de James Hankins. Neste livro, Hankins atreve-se a descrever,«pela primeira vez, um novo tipo de educação política, e mesmo um novo tipo de pensamento sobre asquestões políticas, inventado e promovido pelos humanistas italianos, no século e meio que vai de Petrarca aMaquiavel»: aquilo que Hankins designa como “política da virtude”. A ideia básica consiste na tese de que asCidades-Estado italianas precisavam de ser governadas por pessoas de carácter, prudentes e piedosas,ilustradas pelos estudos da literatura clássica e da filosofia moral cristã, inspiradas pelos grandes feitos e ideiasda antiguidade clássica, e pela investigação dos respectivos modelos históricos, dos quais se deveria retirarpreceito e exemplo. Em suma, o humanismo político italiano propugna a prioridade da virtude sobre o regime,como fonte de legitimidade política, e a precedência da “soulcraft” sobre o “statecraft”, a par da crença noalcance político de uma paideia adequada. Esta visão é contrastada com a de Maquiavel, que Hankinsconsidera ser um exemplar atípico (e hostil) do pensamento político renascentista italiano. No final, discuto oslimites dessa perspectiva e as ilações que dela podemos retirar para o nosso tempo.
- A política depois da verdadePublication . Ferro, Pedro