Browsing by Author "Ferreira, Raquel Marisa Pereira"
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- Relatório de estágioPublication . Ferreira, Raquel Marisa Pereira; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaO presente documento espelha todo o percurso formativo que permitiu a apropriação de competências inerentes ao grau de mestre em Enfermagem na área de especialização de Saúde Infantil e Pediátrica. Encontra-se inserido na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Universidade Católica Portuguesa, contabilizando um total de 750 horas (30 ECTS) distribuídas da seguinte forma: 360 horas de contato, realizadas em três contextos assistenciais, nomeadamente, Internamento de Pediatria, Neonatologia e Urgência Pediátrica, 20 horas de Seminário, 20 horas de Orientação Tutorial e as restantes 350 horas dedicadas ao trabalho individual. A elaboração do relatório assenta numa metodologia descritiva, baseada na análise crítico-reflexiva sustentada pelo conhecimento mais atual em Enfermagem. Para que o enfermeiro possa desenvolver todas as capacidades, necessita de ter competência profissional e exige-se que preste cuidados de qualidade ao recém-nascido, criança, adolescente e família, atendendo às vertentes: científica, técnica e relacional. A aquisição de competências, inerentes ao enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica, foram agrupadas nos 4 domínios de atuação do enfermeiro especialista, ou seja, a prestação de cuidados, a gestão de cuidados, formação e a investigação. Em cada domínio, e de acordo com o plano de estudos, foram distribuídas as competências, definidos objetivos específicos para cada contexto do estágio, que foram materializados pelas atividades que delineei, terminando com uma reflexão crítica que pretende validar a aquisição de competências nos respetivos domínios. De forma transversal destaca-se na assistência concretizada, a oportunidade no aprofundamento da comunicação com a criança, nas diferentes faixas etárias, e da sua família; apoio no processo de transição e no desempenho para a parentalidade, que, por se revestir de alguma complexidade afigurou-se fundamental concretizar em diversas situações da assistência. Merecem, também, relevo as competências desenvolvidas na área de formação a pares, designadamente sobre o Processo Assistencial Integrado da Febre de Curta Duração em Idade Pediátrica, reforçando a necessidade de atualização e transferência do conhecimento na área disciplinar. O percurso formativo revestiu-se de desafios e dificuldades, nomeadamente, devido à multiplicidade dos contextos e às respetivas exigências na prática de cuidados. Assumimos assim, que foram alcançadas as diversas competências, considerando, contudo, que em algumas situações, será necessário dar continuidade ao seu desenvolvimento.