Browsing by Author "Fernandes, Michael Johnathan"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Dizer Deus numa era pós-secular : contributo da Educação Moral e Religiosa Católica à luz da reflexão a partir da Unidade Letiva 2 do 9º ano “Deus, o grande Mistério”Publication . Fernandes, Michael Johnathan; Fontes, Paulo Fernando de Oliveira; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de SáO presente Relatório final da Prática de Ensino Supervisionada (PES) elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas – especialização em Educação Moral e Religiosa Católica tem como objetivo expor uma reflexão sobre o contributo educativo da Educação Moral e Religiosa Católica no momento de dizer Deus numa era tida como pós-secular. A PES foi realizada na EB 2,3 Pedro D’Orey da Cunha e a lecionação incidiu sobre a Unidade Letiva 2 do 9º ano “Deus, o grande Mistério”. A reflexão gira em torno das implicações que o processo de secularização introduziu na sociedade, sobretudo a Ocidental, e qual o lugar e contributo da(s) religião(ões) na atualidade cultural pós-secular. Articula-se, igualmente, o ensino religioso com a laicidade do Estado e do ensino, sublinhando a sua legitimidade e a fundamentação da sua presença na escola pública. O estudo culmina com o contributo educativo que a Educação Moral e Religiosa Católica oferece ao explorar o fenómeno religioso capacitando os alunos para poder dizer Deus, através da pessoa de Jesus Cristo, máxima revelação do Pai, encontrando n’Ele as respostas às inquietudes e o sentido última da existência humana.