Browsing by Author "Duailibe, Sirlene Rodrigues Lima"
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- Família, escola e aprendizagemPublication . Duailibe, Sirlene Rodrigues Lima; Estêvão, Carlos Alberto VilarO presente trabalho tem como objetivo falar sobre a importância da colaboração da família no processo aprendizagem dos alunos de uma escola municipal de Porto Nacional – Tocantins, no qual aborda a importância da parceria entre escola e família em prol de um ensino de qualidade. Atualmente está comum em nossas escolas, a não colaboração da família na vida escolar do aluno, percebemos que isso acontece por vários motivos, seja falta de interesse ou sabedoria das unidades escolares, no qual possa criar esta colaboração. O conceito de que educação é responsabilidade da escola, é errôneo e só contribui para que família e escola sejam cada vez mais distanciadas. Os estudos mostram que a colaboração da família com a escola exerce grande importância na aprendizagem da criança, visto que na família que são trabalhadas as primeiras formações morais e na escola se consolida de forma sistemática. Conclui-se que é necessário a colaboração da família na condução do processo educacional das crianças, com o objetivo comum a estas instituições e para melhor ênfase surgiu a pesquisa de campo. Diante disso, a referida pesquisa teve como objetivo principal, analisar a importância da família para o ensino aprendizagem dos estudantes. Tratou-se de uma pesquisa de campo com enfoque qualitativo. Inicialmente, a realização da pesquisa foi feita pela leitura e enquadramento teórico; posteriormente, por meio de questionários e entrevista respondido por professores, pais e diretora escolar de uma determinada escola, em que se buscou respostas para questionamentos partindo da hipótese. E com isso, respondendo às inquietações propostas pelos objetivos da pesquisa. Ao fim da pesquisa, as respostas dos inquiridos evidenciaram, quase que em sua totalidade, que a família exerce papel fundamental na aprendizagem do aluno, no qual contribui não só para o desenvolvimento de ensino-aprendizagem, mas também para a formação de cidadãos críticos e, que colaboram para o crescimento da sociedade em que vivem. Portanto, concluímos que a nossa hipótese do trabalho, “a participação ativa da família na vida escolar produz impacto positivo na aprendizagem do aluno”, se confirmou.