Browsing by Author "Dias, Paula Arnaud"
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- Avaliação do desempenho docente – dos normativos à praxis: que contributos para a melhoria da prática pedagógica e para o desenvolvimento profissional?Publication . Fialho, Anabela; Ribeiro, Célia; Dias, Paula Arnaud; Pereira, Paulo AlmeidaAs Escolas têm sido confrontadas com a tentativa de se implementar, no seu interior, processos de Avaliação do Desempenho Docente (ADD) que parecem "negligenciar" e "contrariar" a intencionalidade formativa, de melhoria e de desenvolvimento profissional. Com o objetivo de conhecer a opinião dos docentes (avaliadores internos, externos e avaliados), sobre a operacionalização da ADD e a sua (des)articulação com os normativos que a sustentam e regulam, bem como os seus efeitos no desenvolvimento profissional docente, foi realizada uma investigação quantitativa, descritiva e correlacionai. Os resultados obtidos, através da aplicação de um questionário online {767 respondentes), revelaram que se trata de um processo "fechado sobre si próprio", alicerçado em normativos que não correspondem aos propósitos formativos de acompanhamento e de melhoria da prática profissional.
- Observação de aulas em contexto de ADD: função classificatória ou emancipatória da classe docente?Publication . Dias, Paula ArnaudCom a crescente complexidade da sociedade atual novos desafios e funções são pedidos às escolas e estas necessitam de desenvolver no seu interior modelos de supervisão colaborativa que promovam uma cultura de trabalho reflexivo e dialogante. Através desta ação e atitude estaremos a estimular o desenvolvimento da autonomia dos docentes e da organização escolar visando a construção de um ensino e de uma escola de qualidade. É dentro deste quadro de referência que surge a observação de aulas no âmbito da avaliação de desempenho (ADD) e fomos investigar de que forma o processo foi implementado e “vivido” em duas escolas onde exercemos a função de avaliadora e avaliada. Nesse sentido, foram analisadas as grelhas de observação de aulas e ouvidos os seus atores educativos (avaliadores e avaliados) relativamente ao impacto que a observação de aulas teve no seu desenvolvimento/crescimento profissional e da organização educativa no seu todo. Pretendeu-se investigar se o processo de observação de aulas, nestas duas organizações, foi monitorizado segundo um modelo de supervisão escolar reflexivo e integrado num projeto de escola ou se apenas se limitou a um mero ato administrativo, burocrático e de avaliação sumativa. Toda a investigação teve como finalidade dar resposta à questão que norteou todo o nosso trabalho: Observação de aulas em contexto de ADD: função classificatória ou emancipatória da classe docente?
- Supervisão pedagógica e crescimento profissional no processo de avaliação de desempenho docentePublication . Dias, Paula Arnaud; Ribeiro, CéliaA supervisão pedagógica é considerada, por muitos autores e legisladores, como uma mais-valia e um contributo imprescindível para o crescimento e (re)qualificação das organizações escolares, bem como para a melhoria contínua do serviço educativo que prestam. Assim, deverá ser encarada como uma ferramenta pedagógica ao serviço dos professores, ao longo de toda a sua carreira (formação contínua), bem como da organização escolar, promovendo, no seu interior, uma abordagem reflexiva e dialogante entre todos os atores educativos: escola aprendente. Os dados apresentados evidenciam que a supervisão deve ser concebida como um instrumento de formação ao longo da vida, que potencializa a inovação, a autonomia e o crescimento profissional dos professores, consubstanciada numa aprendizagem que, apesar de possuir uma vertente individual (autorreflexão, autoavaliação, autoformação,…), deverá focalizar-se num contexto coletivo de partilha de saberes, de experiências, de vivências, caminhando, desta forma, para a promoção de uma escola reflexiva e detentora de professores igualmente reflexivos. A Avaliação de Desempenho Docente (ADD) deve ser concebida como mais um processo de aprendizagem, de melhoria e de crescimento profissional, onde a supervisão surge como uma ferramenta ao serviço dessa melhoria e crescimento profissional.