Browsing by Author "Cunha, Karina Ferreira"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Comprometimento organizacional: perspetivas atuais e tendências futurasPublication . Cunha, Karina Ferreira; Ribeiro, Célia; Ribeiro, PauloO comprometimento organizacional está entre os temas mais estudados nas últimas décadas. Parte do interesse pelo tema justifica-se pelas constantes mudanças ocorridas no ambiente de trabalho. Assim, o construto do comprometimento organizacional insere-se na longa tradição dos estudos que procuram identificar e compreender os fatores pessoais que determinam o comportamento humano. Este artigo pretende mostrar a evolução dos estudos sobre o tema até os dias atuais, a partir de um percurso histórico do desenvolvimento teórico e empírico do construto comprometimento, com ênfase, em especial, ao modelo Tridimensional de Meyer e Allen (1991), seguido pelas críticas ao desenvolvimento do conceito, os estudos atuais e perspetivas futuras da investigação.
- Ética, comprometimento e educação : a perceção de gestores de escolas públicas no Brasil e em PortugalPublication . Cunha, Karina Ferreira; Ribeiro, Célia dos Prazeres; Ribeiro, Paulo Alexandre de Oliveira CastroA ética é cada vez mais um tema presente nos meios sociais, e destaca-se principalmente, pela sua ausência. Constantes escândalos de corrupção são vistos em todo o mundo, e conduzem a indagações sobre o que levam indivíduos a agirem na contramão dos valores éticos. Investigações buscam respostas para essa realidade social, e no contexto de trabalho, estudos mostram que diversos comportamentos ocorrem como resultado de ambientes ético/ antiéticos das organizações. Entre estas consequentes, tem-se o comprometimento organizacional, que marca o estado psicológico do indivíduo em relação a organização. Somado a esses dois construtos, entra a educação como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de uma sociedade imbuída de valores éticos. Nesta perspetiva, este presente estudo foi desenvolvido. Partiu-se do enquadramento teórico dos temas: ética, comprometimento organizacional e educação, seguido pelo estudo empírico que foi realizado através de uma metodologia quantitativa descritiva-correlacional, como também exploratória, que utilizou um questionário online com duas escalas previamente validadas por Almeida e Porto (2019) e Rego e Souto, (2002, 2004a), com o objetivo de conhecer e comparar a perceção de gestores de escolas públicas no Brasil e em Portugal sobre o clima ético e o comprometimento organizacional, vivenciado em seu ambiente de trabalho. A análise dos dados ocorreu através do uso do software SPSS, versão 22. Os resultados expõem as diferentes perceções de clima ético e comprometimento entre as amostras. Clima ético é melhor percecionado pela amostra portuguesa e o comprometimento afetivo é mais elevado na amostra brasileira. As dimensões que compõe o clima ético foram correlacionadas as do comprometimento, com alta relação entre a dimensão foco em si, com o comprometimento normativo.
- Marketing digital na promoção da atividade de fotógrafo em PortugalPublication . Cunha, Karina Ferreira; Passos, Clotilde; Pereira, PauloA maior evolução do marketing deu-se com o advento da internet, e a fotografia não ficou distante desta evolução, de analógica a digital, mudou a forma de trabalho. Os profissionais tiveram que acompanhar as mudanças, adaptando-se às novas tecnologias para sobreviverem e destacar-se neste novo cenário. Assim, este estudo tem como objetivo identificar as ferramentas de marketing digital mais utilizadas na divulgação e as mais eficazes para a promoção da atividade de fotógrafo em Portugal. Para a recolha de dados utilizou-se uma abordagem quantitativa. Foram analisados 20 websites e aplicado um questionário online a fotógrafos portugueses. A amostra contou com 99 participantes e os dados foram tratados através do SPSS versão 27. Os principais resultados mostraram que os fotógrafos utilizam maioritariamente os meios digitais para divulgar e promover as suas atividades e as ferramentas mais utilizadas são do marketing digital (medias e redes sociais, websites, anúncios online e e-mails marketing). Segundo estes profissionais as ferramentas mais eficazes para o negócio são as redes sociais e os websites. Constatou-se que algumas ferramentas e técnicas são pouco utilizadas ou desconhecidas (os backlinks, as técnicas de posicionamento de site - SEO e a web analytics) e outras precisam de maior atenção, como a atualização dos conteúdos nos websites e a comunicação com o cliente. O estudo mostrou em que ponto deste processo de transformação estão inseridos os fotógrafos portugueses participantes no questionário, e quais os pontos que merecem mais atenção, trazendo desta forma, uma perspetiva pouco investigada e analisada pelos profissionais da fotografia em Portugal.