Browsing by Author "Costa, Raquel Campos da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A interação professor-aluno nas aulas individuais de instrumento de cordasPublication . Costa, Raquel Campos da; Alves, José Joaquim MatiasAs temáticas referentes às escolas de música e ao ensino de instrumento parecem ainda privilegiar a ideia de métodos ou propostas de ensino em detrimento de discussões mais conceptuais, o que sugere a necessidade de ampliar este campo de investigação e ação para além dos conteúdos técnicos e musicais. O estudo insere-se na problemática da interação professor/aluno nas aulas individuais de instrumento, na relevância da “impressão digital” do professor e visa analisar a forma como professores e alunos de instrumento de cordas, de uma escola profissional de música, tratam dessa relação e beneficiam da mesma nos processos de ensino/aprendizagem. Pretende-se compreender o papel das relações pedagógicas enquanto facilitadoras do sucesso escolar, identificar a influência da comunicação, compreender o impacto na autonomia e criatividade dos alunos e concluir as características essenciais que os docentes de instrumento devem procurar. Pretende-se adotar uma metodologia de investigação centrada num estudo de caso de natureza essencialmente qualitativa, de modo a estudar em profundidade as aulas de instrumento nos vários níveis e instrumentos de cordas da ARTAVE, para compreender a importância que a interação decorrida num semestre do ano letivo 2011/12, teve no modo de ensinar e aprender da performance do instrumento de cordas e de que forma os fatores enraizados culturalmente (herança da tradição e dos modelos aprendidos, o isolamento dos professores e dinâmica de poder) e as estratégias metodológicas predominantes no ensino one to one podem, ou não, condicionar as aprendizagens e o sucesso na performance musical. A informação será recolhida através de observação indireta, com recurso a vários instrumentos: entrevistas, focus group e observação em registo vídeo.