Browsing by Author "Coelho, Marta Sofia Ferreira Alves Ribas"
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- Qualidade de informação e a rentabilidade das empresasPublication . Coelho, Marta Sofia Ferreira Alves Ribas; Alves, Paulo Alexandre Pimenta; Cunha, RicardoA presente dissertação efetua uma revisão de literatura sobre a manipulação de resultados nas empresas portuguesas não cotadas, que consequentemente afeta a qualidade de informação das suas demonstrações financeiras. O fenómeno de manipulação de resultados é complexo e de difícil deteção, o que torna este tema controverso e de análise relevante, principalmente para os leitores das demonstrações financeiras. As razões porque os indivíduos cometem fraude ou manipulam as demonstrações financeiras podem ser várias. Para tentar explicar este acontecimento Donald Cressey criou o chamado “Triângulo da Fraude”. Em que o primeiro vértice contempla a necessidade financeira sentida pelo indivíduo, caracterizada pela pressão própria sentida quer por necessidade de liquidez financeira quer por integração num grupo social cujo somatório entre as possíveis perdas e ganhos e a justificação para os seus atos (racionalização) o leva a decidir pela prática ou não de atos fraudulentos. Neste triângulo também se encontra considerada a oportunidade que pode ser caracterizada através de falhas do controlo interno. Desta forma, esta dissertação pretende averiguar de acordo com diferentes graus de rentabilidade as empresas que tendem mais a manipular os seus resultados, tendo em conta os diferentes objetivos destas empresas e dos seus gestores. De entre vários métodos de deteção de manipulação de resultados foi escolhido o que se aplica melhor a análise em questão, sendo que alguns deles são de difícil aplicação para grande nº de empresas e contextos diferentes. O modelo utilizado, elaborado por Francis (2004), parte de outros modelos já criados para estabelecer uma ligação entre sete atributos, entre os quais a qualidade dos accruals, para verificar a qualidade de informação das demonstrações financeiras e o impacto que tem nas decisões dos investidores. Através de um modelo econométrico que vamos utilizar para calcular a qualidade dos accruals na nossa amostra, este chega a conclusões sobre as influências dos atributos como iremos explicar de seguida. As empresas que têm uma melhor rentabilidade têm assim um incentivo maior de fuga aos impostos enquanto, as empresas que apresentam uma rentabilidade mais reduzida necessitam de maior financiamento e desse modo vão ter um conflito de incentivos quando chega a hora de tomar decisões. Isto porque, estas precisam de apresentar melhores resultados para obterem melhores taxas de financiamento mas ao mesmo tempo querem pagar menos imposto. Daqui pode-se esperar que as empresas manipulem mais quando têm uma rentabilidade mais elevada, de forma a reduzirem o valor a entregar ao Estado. Através da análise das regressões concluímos que as empresas que têm mais tendência a manipular são as que têm rentabilidades mais elevadas e mais reduzidas de acordo com o esperado.
