Browsing by Author "Carvalho, Marisa Simões"
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- A ação estratégica nas escolas portuguesas : o caso dos planos de ação estratégicaPublication . Carvalho, Marisa Simões; Rocha, Maria Ilídia de Meireles Cabral da; Verdasca, José Lopes CortesAs questões relacionadas com o sucesso escolar, e a correspondente melhoria e eficácia das escolas, continuam a ser finalidades dos sistemas educativos em diferentes países. Neste âmbito, verifica-se um progressivo entendimento das escolas como organizações dotadas de autonomia e, por isso, capazes de gerir o seu próprio processo de melhoria através de soluções estratégicas que, simultaneamente, respondam a exigências e necessidades da organização escolar e contribuam para reforçar a sua capacidade interna de mudança. Deste modo, o planeamento e a ação estratégica apresentam-se como ferramentas valiosas para a melhoria das escolas, configurando-se como relevantes objetos de estudo em educação. Nas últimas décadas, tem havido alguma investigação e debate acerca da temática da ação estratégica. Ainda assim, esta continua a constituir-se como um campo de estudo pouco explorado e a necessitar de aprofundamento. Esta tese inscreve-se nesta linha de investigação, procurando contribuir para a teoria, investigação e prática acerca da ação estratégica. Especificamente, procura compreender os processos de ação estratégica desenvolvidos nas escolas portuguesas e, por esta via, contribuir para a construção de um modelo de ação estratégica orientador das práticas em contexto educativo. Apresentam-se quatro estudos relacionados, centrados na ação estratégica das escolas portuguesas. O estudo 1 consiste numa revisão de literatura, tipo scoping review, acerca da estratégia e da liderança estratégica em educação. Sistematizam-se as principais características e práticas relacionadas com a estratégia. Este estudo dá suporte aos estudos 2, 3 e 4. O estudo 2 consiste na análise de conteúdo dos Planos de Ação Estratégica das escolas portuguesas, tomando como referência indicadores de qualidade. Verifica-se que os planos se apresentam alinhados, sobretudo, com algumas das prioridades nacionais, o que se evidencia nos objetivos e ações propostas (e.g., anos iniciais de ciclo, trabalho colaborativo). Além disso, a globalidade dos planos apresenta as ações a desenvolver e especifica mecanismos de implementação. Contudo, os planos apresentam fragilidades quanto à justificação das opções realizadas, às ações de monitorização e capacitação. Os planos parecem apresentar-se, sobretudo, como uma descrição ou listagem de ações a desenvolver, o que não induz ou traduz a qualidade de implementação das mesmas. O estudo 3 analisa a participação dos professores no processo de planeamento, implementação e monitorização de planos de ação. Os dados parecem indicar que o grau de participação dos profissionais na elaboração e implementação dos planos foi moderado a alto, variando em função do tempo de serviço e do exercício de cargos/funções de liderança. O estudo 4 centra-se nos processos de ação estratégica através da realização de estudos de caso. Este estudo permitiu identificar processos subjacentes à elaboração, implementação e monitorização dos planos, fatores críticos e impactos percecionados relacionados com os planos. Em síntese, globalmente destacam-se três dimensões principais da ação estratégica nas escolas, a saber: (i) a direção/sentido de ação, (ii) a intencionalidade estratégica e; (iii) a participação de professores e de outros atores na ação. Destes resultados retiram-se implicações para a prática e para a investigação futura.
- Student's online learning readiness in times of Covid-19: self-report of undergraduate psychology students in PortugalPublication . Carvalho, Marisa Simões; Cunha, Rosário SerrãoIn times such as these of world pandemic where the spread of COVID-19 has resulted in the shutdown of schools and universities for face-to-face learning activities, the use of digital technology was intensified. The online learning environment is different to the regular classroom environment. Technology may offer multiple opportunities for learning and diverse means for teaching. The use of technological solutions to enable the continuity of learning from home raised challenges to continue effective teaching-learning processes. Considering online learning, some dimensions have been identified as relevant for learning to occur and be effective. Students’ readiness for online learning is one of these dimensions. This brief study aimed to measure undergraduate Psychology students’ online learning readiness at a Portuguese university. Participants exhibited above-medium levels of readiness toward online learning and presented highest readiness in the subscale of technical skills, followed by communication competencies, and the lowest readiness in the subscales related to social competencies both with classmates and the instructor/teacher. From these results, we can derive implications for teaching practice.