Browsing by Author "Bartolomei, Teresa"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- As comunidades: memória viva das democraciasPublication . Bartolomei, TeresaA democracia não se mantém e não se regenera sem um ethos público amplamente partilhado que dá vida a regras e instituições no corpo de uma cultura política, dá coesão social e dá responsabilidade pessoal e coletiva. O ethos público não se mantém e não se regenera fora de tradições culturais, religiosas e axiológicas em que se transmitem e se reproduzem códigos simbólicos e identitários eficazes a nível individual e coletivo. As tradições não se mantêm e não se regeneram apenas em termos de processamento individual, precisando de comunidades de práticas, – epistémicas, de valores, de crença - para se instalar socialmente. A tensão entre o pluralismo axiológico e cultural de que as comunidades são portadoras e a convergência num ethos comum, necessária à democracia, é discutida neste artigo à luz da força universalizadora do princípio de inclusão, como critério de legitimação da pertença comunitária, que filtra normativamente critérios axiológicos inerentes às tradições, incompatíveis com a função social de inclusão. Com o princípio de inclusão, como expressão comunitária da noção fundadora da dignidade humana que complementa a sua formulação no plano individual, temos uma categoria básica adicional de articulação da diferença e a necessária interação entre critérios de legitimidade definidos pela comunidade política (as leis) e os critérios de legitimidade definidos pelas comunidades religiosas, epistémicas, valoriais. Na peça de Sófocles, Antígona, encontramos um testemunho tão antigo quão atual do necessário mútuo reconhecimento entre estas duas ordens de legitimidade, cuja contraposição leva à tragédia da pública desordem ética e à crise da democracia
- O corpo e a consciência de si como ser no mundo: Manuel Sérgio, Giorgio Agamben e Hartmut RosaPublication . Bartolomei, Teresa; Teixeira, AlfredoEste ensaio situa-se no âmbito da exploração de algumas vias no amplo arquivo das teorias críticas da modernidade. Nesse domínio, elege-se a constituição do sujeito, enquanto corpo expressivo e relacional, como ponto de interceção entre as propostas interpretativas biopolíticas e as perscrutações fenomenológicas. A viagem que propomos reúne, de forma privilegiada, numa aventura intelectual partilhada, Manuel Sérgio, Giorgio Agamben, e Hartmut Rosa. Este itinerário pode contribuir para uma recolocação do impulso renovador do filósofo português da motricidade humana no debate contemporâneo, explorando uma via diagonal de aproximação a outros territórios hermenêuticos.
- Crise da educação como crise da razão públicaPublication . Bartolomei, TeresaO texto questiona se a crise da educação (isto é, do Pacto Educativo, na formulação dada pelo magistério pontifício) deve ser considerada como um aspeto constitutivo da crise da tradição que caracteriza, em geral, as sociedades de massa contemporâneas. Nenhuma resposta setorial de carácter exclusivamente pedagógico, por mais bem intencionada e reflexivamente bem elaborada que seja, pode ultrapassar o impasse no processo de transmissão transgeracional de códigos culturais - éticos e simbólicos - que se tem vindo a registar, cada vez mais, em todo o mundo. Para encontrar uma solução é antes necessário identificar as causas da atual crise generalizada da razão pública, isto é, as causas da desconfiança no poder normativo da racionalidade, e trabalhar no sentido da sua reconstrução, procurando evidenciar e corrigir o papel culturalmente distorcivo do primado funcional da racionalidade técnico-produtiva, inerente à própria modernidade enquanto tradição ainda preponderante a nível global. A descontinuidade com as autocontradições da modernidade torna-se assim a condição para salvar o seu núcleo normativo e, a partir da esfera educativa, reabilitar uma razão pública, uma razão intersubjetivamente vinculante de sentido, sem a qual não pode haver convivência livre, justa e pacífica.
- Deus há de encontrar o padrão e parti-lo. A presença de Deus como o grande ‘desorganizador’ na arte moderna e contemporâneaPublication . Bartolomei, TeresaA noção metafísica de Deus como fundamento do ser, sumo princípio de ordem e harmonia, vetor da confluência entre filosofia grega e cristianismo como padrão cultural do Ocidente, entra em crise no século XIX, conjuntamente com a disrupção da ordem social tradicional e da “imagem do mundo” ontoteológica, sob os golpes da ciência e da crítica filosófica. Deus é morto, anuncia o filósofo, e a religião parece dissolver-se inexoravelmente no caminho da secularização. Deus, todavia, não se extingue: regressa poderosamente na figura antimetafísica de um Deus histórico, que se manifesta ao homem na contingência, como princípio de desordem e desajuste, trauma e estranhamento. Vários autores (nomeadamente J. Ashbery, F. Dostoiévski, P. Pasolini, T. Mendonça) são convocados para reconstruir esta imagem de Deus como “o grande desorganizador”, mas também o possível naufrágio deste embate com o transcendente, que implode no ‘silêncio, na não recepção por parte do homem-massa contemporâneo. O fracasso do sagrado, e a sua eventual banalização como recalque e espetacularização, são transcritos como experiência cómica por artistas como F. Kafka, S. Beckett , F. Fellini, J.-L. Godard.
- Dos corpos-coisas aos corpos-casas: o feminino como caminho epistemológico e político de aprendizagem da condição terrestrePublication . Bartolomei, Teresa; Bartolomei, Teresa
- Fátima, a fábula mística e o papel da literaturaPublication . Bartolomei, TeresaA leitura da produção literária relacionada com o tópico Fátima, publicada em Portugal entre 2015 e 2017, em ocasião dos 100 anos dos acontecimentos na Cova da Iria, oferece a oportunidade de refletir sobre o papel do dispositivo literário no seio do discurso eclesial, evidenciando que ele é tanto mais espiritualmente e sapiencialmente eficaz, quanto mais autónomo na sua racionalidade estética. Afirmando-se como um dos possíveis vetores expressivos da conversão simbólica da visão em aparição (no sentido hermenêutico do termo), a palavra poética resulta especialmente recetiva em relação à dimensão mística que constitui o segredo guardado em Fátima e que institui a sua força de atração para tantas almas, crentes ou não. Uma curta panorâmica analítica das obras lidas encerra a reflexão.
- From globalisation to planetarisation: the principle of interdependence as a vector for a new law of the earth: the lex anthropocenaePublication . Bartolomei, TeresaThe principle of interdependence is the core of the idea of a Common Home, a notion introduced into the public debate by the encyclical Laudato si’, and one which is essential to overcome the anthropocentric narrowness of the ethical–legal normativity on which the Rule of Law is based. The theological contribution to the formulation of the principle of interdependence is embedded in a rich legal–philosophical tradition, which has in C. Schmitt a leading exponent. Thanks to the juridical spatial turn outlined by this author, we may recognize that law regulates not only inter-human relations but also inter-system relations between society and the Earth’s ecosystem. To implement a corresponding structural change, however, we need move beyond Schmittian reductionism, which univocally associates the idea of law with the physical dimension of the occupation of space and its rational inscription as property and sovereignty, a form of predatory appropriation and domination which has brought us to the threshold of the current global ecological and political disorder. Only by juridically implementing interdependence as a new regulator of the relationship between Earth and society and of the relations between peoples can we politically govern and solve the ongoing (ecological, health, social, and international) world crisis.
- Hermenêuticas do feminino: por um esforço arqueológico e interdisciplinar para a recuperação da contribuição feminina no campo da cultura e da religiãoPublication . Bartolomei, Teresa; Mariani, Ceci Maria Costa Baptista; Candiotto, Jaci de Fátima Souza; Almendra, Luísa Maria
- Mulher, este é o teu emblema da vergonha: quando a mulher é objeto mas não co-sujeito da jurisdição social e religiosaPublication . Bartolomei, TeresaNathaniel Hawthorne’s The Scarlet Letter (1850) exposes the existentially destructiveconsequences of a patriarchal society and a clerical Church in which women are expelled from the public space as a normative subject and recipient and accepted into it solely as subject to (and eventually as transgressor of) a normativity established exclusively by man. This inequality is, however, not only detrimental to the social condition of women, but also to the general self-understanding of society and men in particular, by depriving their ethical, legal and religious elaboration of the hermeneutic resources peculiar to the female experience (especially that of maternity). The judicial constellation of norm, transgression, condemnation and punishment, ideologically overlaps the religious interpretation of guilt from the Christian point of view, making the evangelical constellation of commandment, sin, conversion and forgiveness incomprehensible, as well as the difference between punishment and expiation. Only in the ‘maternal’ perspective oriented towards the future which is generated by love and the assumption of responsibility towards the humanly ‘given to light’, does the openness to the gratuitousness of God’s redemptive love, whose justice is force of salvation and not of perdition, arise. This difference in perspective has relevant consequences on family morality, particularly in relation to remarried divorcees. In the behavior of the priest co-protagonist of the novel, of public concealment of his own guilt and of irresponsibility towards the individuals involved in it (the former lover and his daughter), the patriarchal mechanism of ‘clerical exceptionalism’ that is still diffused within the Church and is the basis of the morally wrong and historically bankrupt management of the phenomenon of abuse of minors and vulnerable people is exposed.
- Muriel, ou da poesia: o reencontro como desencontro necessário - Ruy Belo e o cinemaPublication . Bartolomei, Teresa