Browsing by Author "Amaral, Guida Maria Marques da Silva"
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- Processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro orientador do ensino clínicoPublication . Amaral, Guida Maria Marques da Silva; Figueiredo, Amélia SimõesA questão central da tese apresentada remete para a compreensão do processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro orientador de ensino clínico de estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem em contexto hospitalar e inscreve- se no âmbito da Educação em Enfermagem. De forma a enquadrar o fenómeno em estudo, construímos um quadro de referência para contextualizar a evolução do ensino de enfermagem dirigido para as competências, o ensino clínico enquanto componente prática do Curso de Licenciatura em Enfermagem e o acompanhamento realizado no mesmo. Demos ainda enfoque ao enfermeiro orientador, um dos elementos da tríade no processo de orientação de estudantes, e por fim delimitamos o conceito de competência e o processo de desenvolvimento de competências. Os objetivos específicos do estudo são: identificar “recortes” biográficos de natureza educacional e profissional que influenciam o desenvolvimento de competências; identificar os aspetos do contexto profissional que influenciam o desenvolvimento de competências; e descrever os recursos que são mobilizados no desenvolvimento de competências. A estratégia geral do estudo enquadra-se no paradigma qualitativo, considerando o fenómeno em estudo, num formato de estudo de caso em harmonia com a teoria fundamentada nos dados. O estudo decorreu em dois contextos de um Centro Hospitalar da Grande Lisboa, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas a enfermeiros com experiências diferentes na orientação de estudantes de enfermagem e em diferentes estádios de desenvolvimento sócio-profissional de Benner. A amostragem teórica foi conduzida pelos conceitos derivados da codificação dos dados e da evolução da teoria, até considerarmos ter atingido a saturação de dados. O tratamento e análise dos dados considerou o referencial de Strauss e Corbin. Os “recortes” biográficos de natureza educacional e profissional, que influenciaram o desenvolvimento de competências do enfermeiro orientador, foram evidenciados nas dimensões socialização primária e secundária. Na primeira emergiu o contexto familiar e escolar, e na segunda o contexto académico, profissional e social. Estas configurações influenciaram os recursos endógenos desenvolvidos pelo enfermeiro ao longo do seu trajeto de vida. Foi ainda visível a importância dos recursos exógenos, enquanto suporte, no desenvolvimento de competências. O modelo explicativo do processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro orientador integra a mobilização dos recursos endógenos e exógenos num contínuo temporal, identificando ao longo do processo momentos-chave, de rotura, e aspetos facilitadores e inibidores. Emergiram ainda algumas premissas que poderão contribuir para a construção de um perfil pedagógico do enfermeiro orientador.
- Resources mobilized in nursing preceptorship: a study in Grounded TheoryPublication . Amaral, Guida Maria Marques da Silva; Figueiredo, Amélia SimõesThe development of skills implies the mobilization of resources considering personal learning, educational training, and professional experience. The quality of skills depends on the combination of personal resources and the environment. The objective of this study was to identify the resources that are mobilized in the development of competencies of nursing preceptors. A qualitative study was carried out based on Grounded Theory. The study took place in two services of a hospital in the metropolitan area of Lisbon, from November 2018 to December 2019. The interviews were carried out with nurses at different stages of Patrícia Benner's Socio-Professional Development Model and with different experiences in guiding nursing students. Theoretical sampling was conducted according to the needs identified in the data coding. Data analysis and treatment was performed according to the Grounded Theory methodology. The resources mobilized in the development of preceptor nurses’ competencies were characterized as endogenous and exogenous. Endogenous refers to individual characteristics, skills, and experiences. The exogenous characteristics are the Nursing team and the teacher. Nurses, supported by the Nursing team, mobilize individual characteristics and skills in their skill development as preceptors. The identification of these resources can define indicators for a preceptor profile and contribute to the training of preceptor nurses.