Browsing by Author "Alves, Ana Isabel dos Santos"
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- A escola com Estrela Michelin : reflexão sobre o processo de avaliação e requalificação escolarPublication . Alves, Ana Isabel dos Santos; Estêvão, Carlos Alberto VilarEste trabalho visa revelar as estratégias e os métodos adoptados pelas escolas públicas da Região Autónoma da Madeira face á avaliação das mesmas e em que isso se reflete no chamado “ranking” das escolas. Na medida em que as escolas são avaliadas anualmente, pretende-se demonstrar como conseguem manter ou não a sua posição numa avaliação, e de que modo isso interfere no trabalho dos professores. Tal como o “Chef” tem de saber manter a sua “Estrela Michelin”, os professores têm de inovar e reinventar-se de modo a que a avaliação da sua escola não seja afetada. Segundo o “Guia Michelin”, o principal objetivo das “Estrelas” é promover o turismo. As “Estrelas” são atribuídas por inspetores formados em Hotelaria e que já trabalharam em hotéis e restaurantes e são capazes de reconhecer texturas, ingredientes e saber descreve-los. Só é avaliada a comida que está no prato. E os principais critérios de avaliação são a qualidade dos ingredientes, o modo de preparo correto, o equilíbrio de sabores, a cozinha de autoria e a regularidade desses fatores. Cada “Estrela” é um conjunto de factos: a cozinha, a sala, a decoração e a delicadeza de como as coisas são feitas. A matéria-prima de excelente qualidade e uma equipa com muita motivação e experiência na área. Fazendo um termo de comparação, a Avaliação da Escolas pretende também promover a melhor Escola. Essa avaliação é realizada por pessoas competentes nesta área, com profundos conhecimentos sobre a educação e são capazes de reconhecer métodos de trabalho, condições laborais e identificar pontos fortes. Os principais critérios de avaliação são a qualidade das condições apresentadas pelas escolas, os métodos de ensino, as equipas de professores. Sendo que, cada lugar no chamado “ranking” entende ser um conjunto de fatores que determina o seu lugar na lista. Entre estes fatores podemos considerar as instalações, os grupos de alunos, o quadro de docentes, as condições oferecidas pelas escolas, as estratégias usadas e a relação com a restante comunidade educativa. Este trabalho será apresentado em três partes: na primeira parte será apresentada uma parte teórica, a qual inclui os dois primeiros capítulos, em que no primeiro será feita uma abordagem da definição da escola como organização e a sua avaliação; o segundo capítulo refere-se ao tema da autoavaliação das escolas na Região Autónoma da Madeira; e na terceira e última parte farei a apresentação reflexiva, baseada na minha experiência pessoal nesta área.