FCS - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
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Browsing FCS - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals by Author "Duque, Eduardo Jorge"
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- Cultura, educação e identidade na sociedade multiculturalPublication . Duque, Eduardo JorgeAs sociedades contemporâneas ditas desenvolvidas, aonde se inscreve Portugal, estão a passar por um processo de grande aceleração, em parte devido ao fenómeno da globalização, com a sua aposta no progresso, que veio abrir o mundo a uma infinidade de possibilidades e interpretações. A identidade social não é alheia a estes fenómenos. Ela situa-se no tempo e no espaço. Absorve todas as transformações e reveste-se dos tons do tempo em que se posiciona, assumindo os novos conceitos, práticas, subjetividades, padrões, linguagens, significados, etc. No texto que aqui se apresenta, procura-se desvendar a identidade portuguesa contemporânea, situando-a na europa, com quem partilha princípios e valores comuns. Para isso, recorreu-se aos dados da última edição do European Values Survey, nomeadamente aos dados de 2008 para Portugal, a partir dos quais foi possível indagar sobre a forma como os portugueses se posicionam em relação às diferenças raciais e étnicas presentes em Portugal. De um modo mais específico, tentámos compreender se os portugueses estão sensibilizados para a diversidade cultural e se, de alguma forma, esta interfere nos padrões identitários que definem o povo português. A análise dos dados permitiu realizar duas leituras plausíveis: se por um lado, percebemos que uma parte significativa dos portugueses não se mostra incomodada com a presença de outros povos e culturas no seu país, considerando até que estes devem usufruir de igualdade de oportunidades, terem a possibilidade de se nacionalizarem e de se integrarem social e profissionalmente; por outro lado, os portugueses depositam também nos imigrantes a razão de ser de alguns dos problemas com que a sociedade portuguesa se tem confrontado, mais propriamente, o aumento da criminalidade, a falta de alguns postos de trabalho e a sobrecarga da Segurança Social.
- Representações e expetativas dos estudantes universitários dos PALOPPublication . Duque, Eduardo JorgePortugal, durante séculos, foi um país de emigração, vendo muita da sua população partir em diáspora para outros países. Esta realidade, a partir dos anos 70, foi de certa forma alterada, com a entrada de muitos imigrantes, sobretudo dos Países de Língua Oficial Portuguesa, fenómeno que aumentou significativamente desde a adesão de Portugal à Comunidade Europeia. De um país de emigração, Portugal tornou-se, nos últimos anos, um país de imigração, com fluxos migratórios que provêm de forma expressiva dos PALOP. A permanência desta comunidade entre nós tem um caráter mais prolongado e, em muitos casos, definitivo. Paralelamente a este fenómeno, um outro tem vindo a ocupar uma expressão significativa em Portugal, nomeadamente a entrada de jovens provenientes dos PALOP à procura de uma formação mais sólida nas universidades portuguesas, realidade que se deve, em grande medida, ao facto destes se sentirem protegidos pelas suas redes de interconhecimento constituídas por familiares e amigos do mesmo país de origem. Não obstante o vínculo histórico e cultural que une estes países, a inserção destes estudantes nas universidades portuguesas tem sido um fenómeno complexo e lento, na medida em que, se por um lado, há uma progressiva massificação e heterogeneização cultural dos públicos que acedem ao ensino universitário - situação que cria novos desafios às instituições, na medida em que criam problemas na adaptabilidade e no sucesso dos estudantes imigrantes, por outro, a sociedade portuguesa continua a ter atitudes contraditórias em relação à imigração em geral, e, de um modo particular, à que provém dos PALOP, na medida em que continua a apresentar preconceitos e atitudes discriminatórias face aos imigrantes, posturas que, consequentemente, se instalam também no ambiente académico. A partir da perspectiva acerca das problemáticas que emergem da inserção destes estudantes nas universidades, pretendemos perceber as tensões, problemáticas e obstáculos que surgem na vida académica e que refletem a complexidade dos mecanismos envolvidos nessa modalidade de migração. Deste modo, é nosso propósito medir e analisar o tipo de integração académica que as universidades do distrito de Braga praticam entre os alunos provenientes dos PALOP.