FCS - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCS - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts by Author "Duque, Eduardo"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- O associativismo e os novos desafios da glocalidadePublication . Duque, Eduardo; Calheiros, António
- Catolicismo e mudança socialPublication . Duque, Eduardo
- A corrupção e a falta de segurança nas estruturas democráticasPublication . Duque, Eduardo; Calheiros, AntónioUma das consequências da corrupção é a pobreza, à qual está associada a violência e a instabilidade política. A relação entre estas realidades é complexa e, entre elas, existe uma retroação positiva. A partir de uma análise longitudinal dos dados do European Values Survey (EVS), entre 1990 e 2008-2010, apresentam-se algumas ilustrações empíricas, para a situação portuguesa e para a média dos países da União Europeia, relacionando os casos acima mencionados. Conclui-se que Portugal apresenta um nível de capital humano ligeiramente abaixo do nível médio da escala (de 2,8) e abaixo do nível dos demais países da União Europeia, o que demonstra que continua a ser um país submergido em contextos de fragilidade democrática e cívica. Esta realidade é também percetível ao analisar as instituições que representam a estabilidade democrática, já que a maioria dos portugueses coloca estas instituições como as menos credíveis, evidenciando, assim, a falta de segurança nas estruturas democráticas.
- A desligitimação dos grandes metarrelatos da pós-modernidadePublication . Duque, EduardoA sociedade pós-pós-moderna está repleta de sinais de descontinuidade. São sinais disruptivos e paradoxais. Por um lado, exprime-se a satisfação com a vida e a plenitude de felicidade, por outro lado, deparámo-nos com a crise e a inexorável deterioração que ela acarreta, estampada no rosto de tantas pessoas, que levanta novas dúvidas sobre a matéria de que é construída a textura da nossa sociedade. Estaremos nós no fim do fim de outra história?
- Dinâmicas UniversitáriasPublication . Duque, Eduardo
- É possível sair do presente? Uma teoria prospetivaPublication . Duque, EduardoNas sociedades antigas, o tempo era percecionado de forma cíclica, mítica, sem duração, em que se arranca o homem, tal como descreve Mircea Eliade (1969), em Le mythe de l’éternel retour, do seu tempo individual cronológico, histórico, projetando-o, pelo menos simbolicamente, em um grande tempo que não se pode mensurar porque não é constituído por uma duração. Nas sociedades modernas, o conceito de tempo passou a assumir outras conotações, ao ser entendido como sucessão e continuidade, desenhado de forma mais objetiva e científica, veiculado sempre à liberdade da pessoa. Nas sociedades contemporâneas, marcadas por uma crescente complexidade, o tempo tornou-se um problema a, em parte, devido à instabilidade do futuro, que não permite qualquer tipo de previsão dos processos sociais e organizativos o que conduz, não só a um grande desconhecimento do próprio futuro, como a uma instabilidade do próprio presente.
- Empreendedorismo Emigrante Português em Londres, Andorra, Nice e MónacoPublication . Gonçalves, Ortelinda; Cunha, Paulo; Remoaldo, Paula; Duque, EduardoA presente obra inscreve-se no Projeto de Investigação que lhe dá título, desenvolvido pelo CEPESE, aprovado e financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e para a Tecnologia, e coordenado pela Prof. Doutora Maria Ortelinda Barros Gonçalves. No âmbito da emigração portuguesa para a Europa, desenvolvida nas últimas décadas, e que ganhou particular intensidade a partir de 2008 devido à violenta crise mundial que afetou duramente Portugal, procurou-se, como o próprio título do Projeto sugere, abordar tal fenómeno, não nas suas vertentes globais – fluxos migratórios, intensidade, fatores explicativos, distribuição geográfica, etc. –, mas antes detetar, no universo dos portugueses que abandonaram o País, aqueles que, em certos territórios, ultrapassaram o estatuto de trabalhadores por conta de outrem, tornando-se empreendedores, ou seja, agentes económicos que se identificam com os empresários, ou homens de negócio, que aceitaram o risco, lançando-se em nome individual ou coletivamente, na criação de uma empresa, ou com o objetivo de explorar um determinado ramo de negócio oferecendo, assim, ao mercado determinados bens ou serviços. Trata-se de uma primeira exploração a um tema pouco tratado até ao momento pela comunidade científica, mas que importa aprofundar no sentido de se conhecerem os percursos individuais daqueles que se distinguiram no âmbito das comunidades portuguesas de emigrantes, rejeitando a mediania e a resignação e, pelo contrário, explorando as oportunidades abertas nos territórios em que se instalaram, trabalhando por conta própria, gerando riqueza, e tornando-se, assim, elementos motores do próprio desenvolvimento económico dos países que os acolheram.
- Inserção profissional dos jovens de BragaPublication . Duque, Eduardo; Pereira, Cícero; Vázquez, Jose Francisco Durán
- Os jovens e a religião na sociedade actual: comportamentos, crenças, atitudes e valores no Distrito de BragaPublication . Duque, EduardoAs sociedades ocidentais têm considerado, pelo menos nas últimas décadas, a juventude como um elemento motriz e dinamizador do processo de transformação social. É por isso vista, pela sociedade, como a impulsionadora da História, agente de reforma, de motivação, de esperança e, até mesmo, em alguns casos, como “sujeito revolucionário”. O certo é que os jovens, nos anos sessenta e setenta, determinaram uma importante função no desenvolvimento da modernização das estruturas sociais e, rompendo com as estruturas normativas dominantes em busca de outros espaços e canais alternativos, assumiram novos valores, novas condutas, marcando novos rumos e abrindo novas perspetivas. A geração jovem surge, nesta época, como mentora de importantes convulsões sociais. Exemplo disso é, já na década cinquenta, a chamada geração Beat, formada com jovens intelectuais que contestavam a falta de pensamento crítico e o exagerado consumismo; na década de sessenta e posteriormente a ela, surgem vários movimentos, estilos e comportamentos que modificaram inexoravelmente o modo de vida, destaca-se o Movimento pelos Direitos Civis; a proliferação de vários géneros musicais, como o iniciado com Elvis Presley; os inumeráveis protestos de rua, como o movimento estudantil de Maio de 68 ou a Primavera de Praga; enfim, em definitivo, a juventude surge, pela primeira vez, como um sujeito histórico com definições identitárias claras e não reduzida, como muitas vezes o foi, a um agregado populacional. Por esta função fortemente revigoradora e transformante da identidade social, a juventude constituiu-se como um objeto de estudo, nomeadamente para a sociologia empírica. Daí a proliferação de vários estudos sociológicos que têm a juventude como objeto de investigação, os quais nos proporcionam um conhecimento mais aprofundado das metamorfoses e das novas estruturas de sentido que se vêm desvelando na faixa etária juvenil e que nós, no decorrer deste trabalho, nos propomos analisar, mormente, os comportamentos, as crenças, as atitudes e os valores dos jovens na contemporaneidade.
- Las transformaciones de la educaciónPublication . Durán Vázquez, José; Duque, EduardoEn pocas ocasiones, como en el momento actual, la educación ha tenido tanto protagonismo. Por una y otra parte, en efecto, aparecen personas que hablan y escriben de este tema con una actitud a la vez crítica, entusiasta e innovadora, rechazando cualquier tradición anterior para proponer siempre nuevos métodos y nuevas reformas. Esta obra no pretende ser una voz más en este concierto de voces altisonantes. Ni propone elevar una nueva crítica a lo que se entiende que no son sino rémoras del pasado; ni tampoco presentar otra proclama innovadora. Su finalidad es bien distinta, su intención es analizar, desde una perspectiva sociológica, la situación educativa actual a partir de los distintos procesos que la configuran actualmente y también de aquellos otros que la han configurado a lo largo del tiempo. Para ello, se ha considerado preciso, primeramente, entender nuestra tradición educativa occidental premoderna, que ya nos resulta extraña, para contrastarla con aquella otra que se ha ido conformando durante la Época Moderna, y que nos ha llevado a comprender la educación de una manera particular y propia, aquella que hemos heredado, a pesar de que, paradójicamente, ya no queramos reconocernos en ninguna herencia. A analizar todos estos aspectos estará dedicada la primera y la segunda parte de esta obra. En la tercera, se describirán y analizarán los distintos procesos que conforman la realidad educativa actual, aquellos relacionados con las instituciones escolares, la familia y la juventud. Y también los vinculados al descrédito de la autoridad y su sustitución por otras formas de control. El libro concluye con una reflexión sobre los problemas y las contradicciones que enfrenta la educación actual, y la manera de abordarlos a la luz del análisis realizado a lo largo del mismo.