EA - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing EA - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Author "Almeida, Gustavo Afonso Nina"
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- Influência da acústica do palco na performance musical : um novo paradigma na simulação de eventos acústicos para auralização interactiva com músicosPublication . Almeida, Gustavo Afonso Nina; Barbosa, Álvaro Manuel Mendes; Inácio, Octávio José Patrício FernandesO objectivo principal deste estudo foi o de investigar como realizar a auralização interactiva de excertos musicais executados por músicos através de um sistema electroacústico que respeite as características de radiação tridimensionais dos instrumentos musicais. Este trabalho consistiu na concepção teórica, implementação prática e validação experimental de um novo modelo para a simulação de eventos acústicos com músicos em tempo real designado VW-system (Virtual Wall System). O conceito de parede virtual baseado na síntese de apenas uma reflexão sonora através de um binómio microfone/altifalante foi introduzido e o fenómeno da interacção electroacústica foi discutido. O modelo foi avaliado objectiva e subjectivamente através de várias metodologias, onde se incluem as medições electroacústicas e o trabalho experimental com músicos. O modelo proposto foi comparado com os métodos de auralização tradicionais de captação monofónica e próxima do instrumento musical. Os resultados demonstraram uma maior imunidade à realimentação electroacústica por parte do VW-system. Constatou-se que a utilização de vários microfones afastados da fonte sonora não comprometem o ganho acústico potencial do sistema, tornando possível a captação tridimensional do som do instrumento musical. Para atingir esse objectivo, um novo método para a redução do eco provocado pela realimentação foi proposto. Conseguiu-se uma atenuação de 32dB do eco que é independente do tempo e intensidade da reflexão simulada. Estes resultados colocam o fenómeno da realimentação abaixo do limiar da percepção humana definido na literatura. O trabalho experimental realizado com instrumentistas a solo permitiu verificar que o VWsystem pode ser implementado num espaço real para simular uma concha acústica virtual aumentando desta forma a energia reflectida no palco. Verificou-se uma diferença mínima de percepção média (JND) de 5dB para o parâmetro STearly da intensidade das primeiras reflexões simuladas. Identificou-se que a condição acústica preferencial para uma situação de concerto solo corresponde a um STearly compreendido entre -9 e -6dBA. Os resultados da comparação subjectiva entre o modelo tradicional e o VW-system apontaram para uma sensação de maior envolvência e naturalidade através do modelo proposto. Durante a realização deste estudo foram desenvolvidas ferramentas informáticas na linguagem de programação MAX/MSP para a operacionalização do sistema, estando disponíveis de forma aberta à comunidade científica e profissional.