FFCS - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FFCS - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals by Author "Martins Melo, António Maria"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- A 'areté' helénica nos Jogos OlímpicosPublication . Martins Melo, António Maria
- Da antiguidade ao Renascimento: os exempla e a promoção de um ideal de perfeição humanaPublication . Martins Melo, António MariaO humanismo europeu inspirou-se na exemplaridade do mundo clássico, em que os seus autores eram os intérpretes mais fidedignos dos valores morais e de uma ética de comportamento humano, que concorria para uma formação integral do Homem. É assim que conhecem grande fortuna a literatura de sentenças e os tratados pedagógicos que condicionam fortemente a formação escolar voltada para a formação retórica da persuasão, indispensável à arte da palavra. Entre nós, portugueses, André Rodrigues de Évora, Diogo de Teive ou Frei Luís de Granada são alguns dos autores que podem considerar-se dentro desta linha. Esta educação pelo paradigma privilegiava a “auctoritas” de Plutarco, Valério Máximo ou Aulo Gélio, como principais fontes transmissoras dos “exempla” clássicos reutilizados pelos humanistas. A nossa comunicação vai ocupar-se, neste contexto, da presença destes autores na obra de três humanistas portugueses, Damião de Góis, André de Resende e, sobretudo, em Inácio de Morais.
- De Júlio César Escalígero a Luís da Cruz, S. J., tendo por referência o Concílio de TrentoPublication . Martins Melo, António MariaAs experiências dos descobrimentos ajudariam a moldar o conceito de humanitas, de pendor universal, cuja formação se há-de basear na leitura dos clássicos – a fé na exemplaridade do mundo clássico; Silvio Piccolomini, mais tarde Papa Pio II, acrescentaria àqueles a leitura dos Padres da Igreja, o Antigo Testamento, os Evangelhos e autores contemporâneos, como Leonardo Bruni. Através do studium, o homem atingia o seu pleno desenvolvimento, elevado ao grau superior da virtus, realizando um dos valores mais característicos dos Romanos, cuja formação em muito é idêntica à da aretê grega. Foi esta propensão conciliatória do pensamento greco-latino com a doutrina da Igreja que havia de inspirar a grande súmula da pedagogia humanista, cristalizada na Ratio Studiorum (1586, Pe. Acquaviva) da Companhia de Jesus, de cuja fundação se ocupou o teólogo Paiva de Andrade. O A. vai fixar a sua atenção nas concepções poéticas de César Escalígero, valorizando uma aproximação à retórica que, em simbiose harmoniosa, nos leva a atingir a suprema perfeição da linguagem humana, ao serviço do paradigma do vir bonus dicendi peritus, no contexto de um verdadeiro programa ético-político de renovação da sociedade. (The experience of the discoveries has helped to shape the concept of 'humanitas', in its universal propensity, this genesis would be based on the reading of the classics - the exemplary of the faith on the classical world though Silvio Piccolomini will add the reading of the Fathers of the Church, the Old Testament, the Gospels and contemporary authors like Leonardo Bruni. Through the 'studium', the man reached its full development, up into a higher grade of 'uirtus', performing one of the most characteristic values of the Romans, which origin is very similar to the Greek 'aretê'. This Greco-Latin thought together with the doctrine of the Church have inspired the great docket of humanist oedagogy, cristallized in the 'Ratio Studiorum' (1586, Fahter Acquaviva) of the Society of Jesus, whose foundation was due to the teologiam Paiva Andrade. The A. shell establish its attention on poetic conceptions of Caesar Scaliger, highlighting an approach to rhetoric that, in harmonious symbiosis, leads us to reach the ultimate perfection of human language, to the service in the paradigm of 'vir bonus dicendi peritus', in the context of a real program ethical-political to the renovation of society).
- Desporto e solidariedade: um testemunho escolar quinhentistaPublication . Martins Melo, António MariaA ideia de jogo é de origem clássica: havia mesmo o hábito de jogos fúnebres em honra do morto. A sua presença é expressão dum ideário educativo, onde o desporto ocupa lugar de destaque para a formação intelectual dos alunos. Com efeito, para os humanistas do Renascimento, o desporto descansa e apazigua o espírito para a verdadeira concentração e bom aproveitamento nos estudos.
- 'Deus misericors' na tragicomédia 'Iosephus' do P. Luís da Cruz, S. J.Publication . Martins Melo, António Maria
- A glória do divino Virgílio: linhas de leitura para uma compreensão do Livro V, 'O Crítico'Publication . Martins Melo, António MariaTrata-se de um livro com dezassete capítulos, que tem por objectivo principal indicar o caminho para a formação completa de um poeta. Segundo Escalígero, essa tarefa deve ser metódica e compreender dois critérios fundamentais, a imitação e o juízo crítico. Desde o início que, em detrimento de Homero, Virgílio é apontado como o exemplo da máxima perfeição; esta intenção há-de ser sublinhada frequentes vezes ao longo do texto, com o recurso ao adjectivo 'diuinus' para qualificar o vate mantuano.
- História da Cultura Clássica: uma proposta de reflexãoPublication . Martins Melo, António Maria
- Literatura e Medicina: o caso do médico e humanista português, Amato LusitanoPublication . Martins Melo, António MariaA partir da relação entre medicina e literatura, que é antiga, o A. vai situar a sua pesquisa na época dos descobrimentos portugueses, no séc. XVI, mais precisamente no médico albicastrense Amato Lusitano. Amato Lusitano (João Rodrigues de Castelo Branco) publica o seu primeiro livro em 1536 o qual, abreviadamente, dá pelo nome de «Index Dioscoridis» e se inspira no tratado grego de Dioscórides que, em tradução latina, dá pelo título de «De materia medica libri quinque». Estes seus comentários haviam de ser mais desenvolvidos numa publicação posterior, em 1553, a obra «In Dioscoridis Enarrationes», concluída já em Ferrara. Alguns passos selecionados destas obras servirão ao A. para expor algumas conclusões atinentes ao tema indicado, dando conta, nomeadamente, de duas referências a obras literárias, a «Odisseia» e a «Tebaida», a que se irá acrescentar a menção de autoridades antigas e contemporâneas e de informantes epocais.
- A mitologia clássica no humanismo do renascimento portuguêsPublication . Martins Melo, António MariaO A. reflecte sobre a importância que assumiu a mitologia clássica no discurso quinhentista em latim, em que se assiste a uma aproximação com a mundividência cristã. Atitude idêntica se observa em autores cristãos do séc. III e em textos da própria Bíblia.
- No IV centenário da morte do Pe. Luís da Cruz, S. J. (1543?-1604)Publication . Martins Melo, António Maria
