Departamento de Letras
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Browsing Departamento de Letras by advisor "Capucho, Maria Filomena"
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- Por detrás das máscaras do silêncio : um estudo da prostituição indoor : análise sociolinguística do discurso dos trabalhadores do sexoPublication . Silva, Stéphanie Alves Monteiro da; Capucho, Maria FilomenaNeste estudo de caso procuramos levantar o véu sobre o “submundo” ainda pouco conhecido da prostituição de interior e descobrir quem são os vários atores sociais que nela habitam. A análise das produções discursivas enunciadas por homens e mulheres, trabalhadores do sexo, desenha histórias de vidas singulares, pedaços fragmentados de vida que suas memórias escolheram para contar. A identidade, noção central neste trabalho, serve de base sustentável para uma reflexão e compreensão das estratégias, das modalidades identitárias, entre outros parâmetros levados a cabo por estes sujeitos. A nossa abordagem insere-se no âmbito do interacionismo simbólico e da análise do discurso, uma vez que entendemos que é essencialmente, pela interação discursiva que o sujeito constrói a sua identidade pessoal, social e profissional. A escolha do léxico, as marcas de auto-representação enunciativa explícita e implícita, o grau de comprometimento ou de desinvestimento do sujeito falante denunciam uma postura, uma forma de se dar a conhecer num processo interactante. A análise qualitativa das entrevistas permitiu delinear e distinguir quais os processos de construção da identidade utilizados pelos sujeitos e, assim, estabelecer diferenças entre os homens e as mulheres trabalhadores do sexo. Deste modo, este trabalho dá corpo a um estudo comparativo entre as vivências dos géneros, quanto a uma atividade profissional, em que o corpo físico emerge agregado a práticas, que o senso comum dita como desviantes e o conceito de identidade surge numa plataforma giratória na construção social dos trabalhadores do sexo. Os resultados mostram que, no processo de construção da identidade dos nossos informantes, a prostituição se encontra, não só, organizada em torno do dinheiro, como também envolta em questões como a identidade sexual, o espaço dos afetos, a noção da discriminação, o uso da máscara, o desvio social, a centralidade do corpo e a demanda da regulação e legalização da atividade prostitutiva.
- O projeto eTwinning LOA : uma abordagem intercultural para a integração pedagógica das TIC no ensino das línguasPublication . Silva, Maria da Piedade Carvalho da; Capucho, Maria FilomenaA Internet introduziu novas formas de interação e novos ambientes de aprendizagem. Por um lado, os indivíduos podem interagir diretamente com as fontes de informação e conhecimento e participar ativamente na sua produção. Por outro lado, a Internet cria novos processos de socialização e de mobilidade em ambientes virtuais multiculturais e multilingues. Por esta razão, o potencial das TIC para a comunicação intercultural deve ser explorada, especialmente no contexto do ensino de línguas estrangeiras (Audras & Chanier, 2008; Kern et al., 2008; Liaw & Master, 2010; O'Dowd, 2007, 2010; O'Dowd & Ware, 2008; Ollivier & Puren, 2011; Yang, 2011, entre outros). A ação eTwinning do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida proporciona as condições ideais de integração das TIC. Fomenta, ainda, o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem que promovem a descoberta intencional, a construção colaborativa de conhecimento e a abertura para a diversidade linguística e cultural no contexto da comunicação intercultural. O projeto eTwinning LOA, que apresentamos nesta tese, foi desenvolvido no contexto de um estudo de investigação-ação que visou testar o impacto da integração curricular de um projeto de colaboração intercultural na motivação dos alunos para usar e aprender línguas estrangeiras e no desenvolvimento de sua competência comunicativa intercultural. A metodologia do projeto foi inspirada nos modelos da abordagem intercultural de Candau (2003) e Maurice (2008). Os alunos interagiram com estudantes de outros países europeus com os quais trabalharam na consecução de objetivos comuns e na construção de relações de amizade, estando criadas as condições da teoria de contacto (Allport, 1954; Amir, 1969, 1976; Pettigrew, 1997, 1998; Pettigrew & Tropp, 2000, 2005, 2006). O projeto eTwinning LOA promoveu uma mudança no processo de ensino-aprendizagem que se tornou mais centrado no aluno, nas suas necessidades e nos seus interesses. Os resultados da intervenção mostram uma melhoria na competência de comunicação, na autoestima e na autonomia dos alunos, que se empenharam em usar o inglês para aprender com e sobre os seus parceiros eTwinning. Em concordância, o estudo da frequência dos contatos interculturais mostra um aumento substancial da iniciativa social. A análise dos atos comunicativos evidencia um aumento de atos que demonstram atitudes de respeito e consideração para com os seus interlocutores, um contributo para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural.