Browsing by Issue Date, starting with "2012-01-13"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O projeto eTwinning LOA : uma abordagem intercultural para a integração pedagógica das TIC no ensino das línguasPublication . Silva, Maria da Piedade Carvalho da; Capucho, Maria FilomenaA Internet introduziu novas formas de interação e novos ambientes de aprendizagem. Por um lado, os indivíduos podem interagir diretamente com as fontes de informação e conhecimento e participar ativamente na sua produção. Por outro lado, a Internet cria novos processos de socialização e de mobilidade em ambientes virtuais multiculturais e multilingues. Por esta razão, o potencial das TIC para a comunicação intercultural deve ser explorada, especialmente no contexto do ensino de línguas estrangeiras (Audras & Chanier, 2008; Kern et al., 2008; Liaw & Master, 2010; O'Dowd, 2007, 2010; O'Dowd & Ware, 2008; Ollivier & Puren, 2011; Yang, 2011, entre outros). A ação eTwinning do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida proporciona as condições ideais de integração das TIC. Fomenta, ainda, o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem que promovem a descoberta intencional, a construção colaborativa de conhecimento e a abertura para a diversidade linguística e cultural no contexto da comunicação intercultural. O projeto eTwinning LOA, que apresentamos nesta tese, foi desenvolvido no contexto de um estudo de investigação-ação que visou testar o impacto da integração curricular de um projeto de colaboração intercultural na motivação dos alunos para usar e aprender línguas estrangeiras e no desenvolvimento de sua competência comunicativa intercultural. A metodologia do projeto foi inspirada nos modelos da abordagem intercultural de Candau (2003) e Maurice (2008). Os alunos interagiram com estudantes de outros países europeus com os quais trabalharam na consecução de objetivos comuns e na construção de relações de amizade, estando criadas as condições da teoria de contacto (Allport, 1954; Amir, 1969, 1976; Pettigrew, 1997, 1998; Pettigrew & Tropp, 2000, 2005, 2006). O projeto eTwinning LOA promoveu uma mudança no processo de ensino-aprendizagem que se tornou mais centrado no aluno, nas suas necessidades e nos seus interesses. Os resultados da intervenção mostram uma melhoria na competência de comunicação, na autoestima e na autonomia dos alunos, que se empenharam em usar o inglês para aprender com e sobre os seus parceiros eTwinning. Em concordância, o estudo da frequência dos contatos interculturais mostra um aumento substancial da iniciativa social. A análise dos atos comunicativos evidencia um aumento de atos que demonstram atitudes de respeito e consideração para com os seus interlocutores, um contributo para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural.