DL - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing DL - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by advisor "Oliveira, Ana Maria"
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- Burro velho não aprende línguas!? : uma sentença questionável : contribuições para uma prática contextualizadaPublication . Rocha, Maria Lucília Pinto de Almeida; Capucho, Filomena; Oliveira, Ana MariaO século XXI trouxe desafios políticos, sociais e económicos que se substanciam particularmente na qualificação e no empreendedorismo exigido a cada cidadão comum. Todos, à escala individual, sentem necessidade de acompanhar a evolução das sociedades contemporâneas. Porém, não há desenvolvimento e crescimento sem formação e conhecimento. Pretendemos mostrar neste trabalho que o provérbio “Burro velho não aprende línguas” é, nos nossos dias, um mito ultrapassável, muitas vezes o espelho do conformismo e de negligências plurais. A nossa investigação inscreve-se no âmbito da didática das línguas estrangeiras e decorre de preocupações pessoais e da necessidade de uma intervenção eficaz junto de uma população adulta, pouco escolarizada e de meio rural. Ao longo do ano letivo de 2008/2009, realizámos um estudo de caso, com a colaboração de um grupo de formandos, a frequentar um curso EFA B2, no âmbito das Novas Oportunidades, na Escola Básica de Castro Daire, Distrito de Viseu. Sendo um público particularmente específico, assentámos o nosso trabalho nos seguintes objetivos: 1) caracterizar social, cultural e linguisticamente o público objeto de estudo; 2) apurar o tipo de representações mentais dos participantes; 3) averiguar sobre as práticas que têm sido desenvolvidas por professores na aprendizagem de uma língua estrangeira, no âmbito da Educação e Formação de Adultos; 4) analisar as estratégias de aprendizagem que os adultos mobilizam para adquirir uma língua estrangeira; 5) aplicar uma abordagem comunicativa e accional, conforme ao QECR; 6) desenvolver uma metodologia eclética, assente na coerência didática; 7) adotar a Intercompreensão como um processo motivador, facilitador e eficaz de aprendizagem de línguas estrangeiras; 8) articular sequências didáticas e suportes coerentes para o público-alvo; 9) sugerir a construção e o uso de um portefólio das línguas e 10) avaliar a experiência realizada. Aprender é intrínseco ao ser humano, assim, mostramos, neste trabalho, que qualquer indivíduo, em Educação e Formação de Adultos, pode aprender uma língua estrangeira, independentemente da idade, do estatuto social ou do nível de escolaridade. Para tal, contribuem as experiências vividas e as aquisições realizadas ao longo da vida, enquanto substrato sociocultural. Do mesmo modo, contribui a atitude diligente do formador. Os professores/formadores são os projetistas, os orientadores e os construtores de aprendizagens. A sua ação tem de ser precedida de uma análise cuidada ao nível das características, necessidades e expectativas dos seus aprendentes e a sua atuação tem de ser dirigida por processos eficazes e facilitadores inseridos em metodologias adequadas.