R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by advisor "Afonso, Natércio Augusto Garção"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A intervenção dos pais no governo da escola pública : estudo de casoPublication . Sousa, Ana Maria Albuquerque de; Afonso, Natércio Augusto Garção; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasO nosso trabalho inscreve-se no campo de estudo das políticas de autonomia da escola pública portuguesa, particularmente na problemática do reforço da intervenção parental no governo das escolas. Procurámos conjugar o olhar teórico da análise das políticas públicas de educação, nas quais se integra a implementação do novo regime jurídico da autonomia, administração e gestão das escolas, o Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, e o olhar organizacional, a forma como o reforço da participação das famílias, na direção estratégica de uma organização escolar pública - um Agrupamento de Escolas da área geográfica de Viseu - se concretiza, acompanhando intensivamente e analisando o funcionamento do seu Conselho Geral. O principal objetivo foi verificarmos se o protagonismo normativo da intervenção dos pais no governo da escola pública, decorrente da necessidade de instituir novas práticas de regulação de poder, que nos últimos anos têm marcado a generalidade dos sistemas educativos dos países, nomeadamente, da Europa Ocidental, na sequência da crise de modelos centralistas, se reflete e como se reflete nas práticas destes atores com responsabilidades organizacionais. Procurámos responder a questões que desvelassem as suas lógicas de ação, na sua relação de poderes com os outros atores desta organização política, privilegiando a abordagem política. As respostas que encontrámos, por um lado, confirmam a desarticulação entre a retórica dos documentos oficiais, legitimadores da ordem burocrática, apagando ou relativizando a vivência política da organização escolar, o conflito, latente ou explícito nas lutas pela repartição do poder, por outro, revelam a vontade da inscrição da voz dos pais nas linhas orientadoras da vida desta organização, desmistificando a culpabilização secular de passividade, desmobilização e falta de preparação para o fazerem, apesar dos obstáculos que eles, e os outros atores externos à escola, continuam a encontrar para essa intervenção democrática.