EA - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing EA - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by advisor "Antunes, Paulo"
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- Cantar em coro : estudo de caso de uma área do Norte Litoral de PortugalPublication . Seixas, Ana Maria da Costa Veloso; Coimbra, Daniela; Antunes, PauloEsta tese debruça-se sobre as motivações que levam pessoas de diferentes faixas etárias, sexos, idades e classes sociais a integrar e a permanecer num coro e analisa a importância desta actividade nas suas vidas. Para alcançar o objectivo principal do presente estudo, a análise dos motivos de entrada e permanência num coro, desenhou-se um questionário que foi aplicado a uma população amostral de 236 elementos, com idades compreendidas entre os oito e os oitenta anos, de diversas ocupações profissionais e distribuídos por doze coros do Litoral Norte de Portugal de acordo com três categorias distintas (litúrgico, escolar e amador). A análise dos resultados indicou que mais mulheres do que homens frequentam os coros, independentemente do tipo de coro e que os inquiridos atribuem uma importância inequívoca a cantar em coro, destacando-se a aprendizagem como factor principal transversal a todos os inquiridos nos diferentes coros. Seguem-se a oportunidade de convívio, de trabalhar em equipa e por fim o gosto por cantar e por aprender. Quando considerados individualmente, os motivos atribuídos à importância de cantar em coro, variam em função do tipo de coro e da idade, os quais são descritos pormenorizadamente. Relativamente aos motivos de entrada num determinado coro, os resultados apontaram o gosto pelo canto, seguido da necessidade de satisfazer o plano escolar, a resposta a um convite, o desejo de aprender, a necessidade de conviver e de realização pessoal e por fim as saídas profissionais que prevalecem nas decisões dos inquiridos. Quanto à permanência no coro prevalece como principal factor de motivação, transversal a todos os coros, o gosto por cantar em coro seguido pelo convívio, e pelo desejo de aprendizagem. Estes resultados verificam-se também por tipo de coro. O maestro foi considerado um factor importante para a permanência num coro, na qual se destaca a experiência pessoal muito boa com o maestro. No que respeita às competências necessárias para cantar em coro, emergem os factores de ter boa voz, seguido de ter espírito de grupo, ter bom ouvido, gostar, estar motivado, ser disciplinado, ser humilde e, por fim, ter disponibilidade. Salienta-se, como conclusão fundamental deste estudo, que a prática coral contribui para o desenvolvimento cognitivo e musical dos participantes, para o seu desenvolvimento/integração social e para perpetuar o património cultural.
