EA - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing EA - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by advisor "Antunes, José Paulo"
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- Projectos artístico-musicais : o contributo do ensino não formal para o desempenho académico e para a consideração das competências musicais no segundo ciclo do ensino básicoPublication . Moura, Márcia Lopes de; Coimbra, Daniela; Antunes, José PauloDesde as últimas décadas do século XX, têm vindo a ser estudados os benefícios do envolvimento quer em actividades extracurriculares quer em actividades relacionadas com música, no desempenho académico dos jovens. É objectivo deste estudo cooperar no sentido de se analisarem os contributos da participação em projectos artísticos e musicais – clubes de música – para o desempenho académico de alunos que frequentam o segundo ciclo do ensino básico. Para o efeito, desenvolvemos um estudo com 379 alunos, provenientes de seis escolas básicas do Norte Litoral de Portugal, durante o ano lectivo de 2009-2010. A população amostral foi dividida em dois grupos: o grupo experimental, constituído por 77 alunos que frequentavam o clube de música, e o grupo de controlo constituído por 302 que não frequentavam. Os instrumentos de recolha de dados consistiram num inquérito por questionário e na administração de dois testes de Educação Musical (um no início e outro no final do ano lectivo) desenhados para o efeito desta investigação. Foram ainda considerados os dados relativos às avaliações escolares de todos os elementos da população amostral. Para a análise de dados recorremos a uma análise descritiva e correlacional. Foi ainda feito o controlo das variáveis género, ano de escolaridade, escola e apoio parental. Os resultados apontam para uma relação positiva entre a frequência de actividades extracurriculares, a frequência do clube de música e o desempenho académico dos alunos. Foi ainda detectada uma relação positiva entre a frequência de clube de música e o desenvolvimento de competências musicais. Uma outra conclusão advinda deste estudo foi que os alunos incluídos na nossa amostra têm uma visão positiva da escola, independentemente de participarem ou não no clube de música. Constata-se, no entanto, que os alunos com esta visão existem em maior número no grupo experimental do que no grupo controlo. Por fim traçamos o perfil dos alunos do clube de música e o perfil dos Professores de Educação Musical dinamizadores de Clubes. Defendemos que a Educação Musical deve ser uma disciplina que integre o currículo do ensino básico (primeiro, segundo e terceiro ciclos) e que se afirme como uma Actividade de Complemento Curricular presente nas escolas básicas, pela sua contribuição significativa para a formação integral do indivíduo.
