Faculdade de Ciências Humanas
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Browsing Faculdade de Ciências Humanas by advisor "Alaiz, Vitor"
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- Construção, seleção e utilização dos indicadores na avaliação interna das escolasPublication . Dias, Ana Sofia de Araújo Teixeira; Melo, Rodrigo Queirós e; Alaiz, VitorA maioria dos países da Europa procede à avaliação das suas escolas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino obrigatório. Essa avaliação decorre de algumas tendências que marcam a generalidade dos países europeus, como a descentralização de meios e a definição de objetivos nacionais e de patamares de resultados escolares. Reconhecendo a importância da avaliação interna no contexto escolar, este trabalho de investigação, realizado em duas escolas secundárias da margem sul do tejo, designadas ao longo da investigação por escolas A e B, analisou o processo de avaliação interna realizada em cada uma delas. O enfoque do mesmo prende-se com a construção, seleção e utilização dos indicadores. Nesse âmbito, com o objetivo de analisar o processo de avaliação, foram entrevistados os diretores das escolas acima mencionadas e para analisar o produto dessa mesma avaliação, foram estudados os relatórios de avaliação interna mais recentes. Na escola A, todo o processo de avaliação foi da responsabilidade de uma equipa de cinco docentes nomeada pelo Diretor. Na escola B, os indicadores foram propostos por uma empresa externa e foram selecionados por uma equipa constituída por docentes, alunos, encarregados de educação, assistentes e membros da autarquia, após ouvidas as estruturas intermédias da escola. O tratamento dos dados foi realizado pela empresa externa. A equipa elaborou e divulgou o relatório. Em ambas as escolas foi escolhido o referencial CAF (Common Assessment Framework). Um referencial com uma estrutura dual onde são considerados quatro critérios de meios e cinco critérios de resultados. Para além de serem analisados os indicadores de cada um dos nove critérios desse referencial, foram também, estudados os indicadores selecionados por cada uma das escolas face ao referencial da IGE (Inspeção Geral de Educação), assim como face ao referencial CIPP (um referencial defendido por muitos autores ligados à Educação, que contempla o contexto, os inputs, os processos e o produto da avaliação). A dissertação pretendia, também, analisar a utilização e o impacto da avaliação em cada uma das escolas. Embora, ambas tivessem difundido os resultados e numa escola o processo fosse mais partilhado do que na outra, não foi possível verificar que mudanças foram implementadas, quer a nível organizacional, quer a nível pedagógico, após a conclusão de todo o processo de avaliação interna.