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Internationalization of a SME : the case study of Grupo Fogo de Chão Europa

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This dissertation, presented as a case study, explores the internationalization of Grupo Fogo de Chão Europa, a group of restaurants, through a comparative study analysis of the expansion process to the Spanish and British markets. The study aims to investigate the main factors that led to internationalization, the strategic decisions made, the entry modes, the adaptation strategies, and how to overcome the challenges of venturing abroad. Drawing from qualitative data collected from company documents, the firm's website, and interviews, the research examines the factors influencing the market selection, entry mode choice, and brands selected. Furthermore, it evaluated the balance between standardization and adaptation strategies to tackle the needs of different markets better while maintaining brand consistency. The case study focused on the importance of networking and how those existing connections helped identify international opportunities and facilitated entry into foreign markets. Moreover, it explores the potential of franchising to accelerate its international growth and the organizational challenges associated with this strategy. Through a comprehensive analysis of the company's internationalization journey, this study significantly contributes to the academic understanding of SMEs' international expansion strategies.
Esta dissertação, apresentada sob a forma de um estudo de caso, explora a internacionalização do Grupo Fogo de Chão Europa, um grupo de restaurantes, através de uma análise comparativa entre o processo de expansão para o mercado espanhol e para o mercado britânico. O estudo tem como objetivo investigar quais os principais fatores que levaram à internacionalização, as decisões estratégicas tomadas, os modos de entrada, as estratégias de adaptação, e como ultrapassar os desafios que se colocam na expansão para o estrangeiro. Com base em dados qualitativos recolhidos de documentos da empresa, no website, e por entrevistas, a investigação teve como objetivo analisar quais os fatores que influenciaram a seleção do mercado, a escolha do modo de entrada e as marcas selecionadas. Além disso, o estudo também avaliou o equilíbrio entre as estratégias de estandardização e adaptação para melhor responder às necessidades dos diferentes mercados, mantendo a consistência das marcas. O estudo de caso centra-se na importância do networking e na forma como estes contactos ajudaram a identificar oportunidades internacionais e como facilitaram a entrada em mercados estrangeiros. Do mesmo modo, este explora o potencial do franchising como forma de acelerar o seu crescimento internacional e os desafios organizacionais associados a esta estratégia. Através de uma análise aprofundada do percurso de internacionalização desta empresa, este estudo contribui para uma melhor compreensão das estratégias de expansão internacional das Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

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Keywords

Restaurants SME's Antecedents of internationalization Adaptation Standardization Market selection Entry modes Joint ventures Restaurantes PMEs Antecedentes da internacionalização Adaptação Estandardização Seleção de mercados Modos de entrada Joint venture

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