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Abstract(s)
Electronic word-of-mouth (e-WOM) is a concept originating from traditional
communication of marketing messages from person-to-person word-of-mouth. Research over
time, points out to a digital shift in forms of communication. In the modern age consumers are
connected 24/7 to the internet, putting products and services under their stringent vigil. Thereby,
e-WOM arises with the emergence of online communication amongst consumers relatable to
their products and services experience. The topic of e-WOM has been receiving great attention
worldwide due to its power in affecting consumer’ purchase behaviour and business
performance. Nonetheless as an evolving phenomenon in the market, literature has grown very
rapidly and in multiple ways, becoming fragmented. Recognising the importance of e-WOM as
a research topic, this systematic review was developed with the purpose of mapping the key
themes of e-WOM pertaining to literature for the past ten years. By doing Given this, we used
Leximancer qualitative software to extract input from a pool of 64 articles from 2010 to 2020
with the keyword: e-WOM. The results endorse e-WOM relation with other four other themes
such as “media”, “influence”, “hotel” and “relationship”. The content analysis of the themes
not only contributed to theory by offering directions for future researchers but combining an
overall reflection on the state-of-the-art of e-WOM phenomenon.
O electronic word-of-mouth (e-WOM) é um conceito baseado na comunicação e no marketing tradicional de pessoa para pessoa. A investigação de formas de comunicação ao longo do tempo aponta para uma mudança resultante da evolução digital. Na era moderna, os consumidores estão ligados 24 horas por dia à internet, escrutinando em permanência produtos e serviços. Neste contexto, o e-WOM resulta da comunicação online entre consumidores que partilham experiências, produtos ou serviços. O tema do e-WOM tem vindo a receber uma atenção particular graças à sua capacidade de afetar o comportamento de compra dos consumidores e o desempenho das organizações. No entanto, como fenómeno em evolução no mercado, a literatura cresceu muito rapidamente e de forma variada. Reconhecendo a importância do e- WOM como tema de investigação, esta revisão sistemática foi desenvolvida com o objetivo de mapear os principais temas do e-WOM relativos à literatura temática nos últimos dez anos. Neste sentido, foi utilizado o software qualitativo Leximancer com o objetivo de extrair significado de um conjunto de 64 artigos, de 2010 a 2020, com a palavra-chave: e-WOM. Os resultados sustentam a relação do e-WOM com outros quatro temas, tais como, "media", "influência", "hotel" e "relacionamento". A análise de conteúdo dos temas não só contribuiu para a teoria, apontando direções a futuros trabalhos de investigação, mas também uma reflexão geral sobre o estado da arte do fenómeno e-WOM.
O electronic word-of-mouth (e-WOM) é um conceito baseado na comunicação e no marketing tradicional de pessoa para pessoa. A investigação de formas de comunicação ao longo do tempo aponta para uma mudança resultante da evolução digital. Na era moderna, os consumidores estão ligados 24 horas por dia à internet, escrutinando em permanência produtos e serviços. Neste contexto, o e-WOM resulta da comunicação online entre consumidores que partilham experiências, produtos ou serviços. O tema do e-WOM tem vindo a receber uma atenção particular graças à sua capacidade de afetar o comportamento de compra dos consumidores e o desempenho das organizações. No entanto, como fenómeno em evolução no mercado, a literatura cresceu muito rapidamente e de forma variada. Reconhecendo a importância do e- WOM como tema de investigação, esta revisão sistemática foi desenvolvida com o objetivo de mapear os principais temas do e-WOM relativos à literatura temática nos últimos dez anos. Neste sentido, foi utilizado o software qualitativo Leximancer com o objetivo de extrair significado de um conjunto de 64 artigos, de 2010 a 2020, com a palavra-chave: e-WOM. Os resultados sustentam a relação do e-WOM com outros quatro temas, tais como, "media", "influência", "hotel" e "relacionamento". A análise de conteúdo dos temas não só contribuiu para a teoria, apontando direções a futuros trabalhos de investigação, mas também uma reflexão geral sobre o estado da arte do fenómeno e-WOM.
Description
Keywords
E-WOM Systematic review Leximancer Concept map Content analysis Revisão sistemática Mapa conceptual Análise de conteúdo