Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.43 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
The growth of urban areas is increasing concerns related to congestion, parking and pollution. However, together with technology developments verified in the last decades, new opportunities arise. The concept of sharing mobility is defined by giving temporary access to vehicles. This change from ownership to access-based solutions is increasing and is expected to represent a significant share of mobility practices in the future if the correct approaches are performed.
This study focuses on the poorly explored topics related to P2P Carsharing more specifically on the go-to-market strategies sharing platforms should implement in order to ensure success in the Portuguese market. Data was obtained through focus groups, following semi-structured interviews with young individuals, regarding their perceived advantages and disadvantages linked with owning a car, motivational barriers regarding sharing their personal vehicles and views on elements of market strategies which could be implemented. The findings showed a need for insurance, information available, free parking, regulation of drivers, keyless access, substitute means of transportation available in the platform, green monthly offerings and professionally cleaned vehicles. The thesis finishes with the limitations verified and suggestions for future studies.
O crescimento de áreas urbanas está a aumentar preocupações relacionadas com congestão, parqueamento e poluição. Porém, juntamente com os desenvolvimentos tecnológicos verificados nas últimas décadas, novas oportunidades surgiram. O conceito de mobilidade partilhada é definido por permitir o acesso temporário a veículos. Esta mudança de propriedade para soluções baseadas em acesso está a aumentar e é expectado representar uma parte significativa de práticas de mobilidade no futuro se forem executadas as abordagens corretas. Este estudo é focado nos tópicos poucos explorados da partilha de carros entre pares, mais especificamente nas estratégias de mercado que as plataformas de partilha devem implementar de modo a assegurar o seu sucesso no mercado português. Os dados foram obtidos através de grupos de foco, seguindo entrevistas semiestruturadas, com jovens referentes às suas consideráveis vantagens e desvantagens ligadas com possuir um carro, barreiras motivacionais relativas com a partilha dos seus veículos pessoais e posições sobre elementos de estratégias de mercado. Os resultados mostraram uma necessidade por Seguro, informação disponível, parqueamento gratuito, regulamento dos condutores, acesso sem chave, meios de transportes substitutos na plataforma, ofertas mensais verdes e veículos profissionalmente limpos. A tese finaliza com as limitações verificadas e sugestões para estudos futuros.
O crescimento de áreas urbanas está a aumentar preocupações relacionadas com congestão, parqueamento e poluição. Porém, juntamente com os desenvolvimentos tecnológicos verificados nas últimas décadas, novas oportunidades surgiram. O conceito de mobilidade partilhada é definido por permitir o acesso temporário a veículos. Esta mudança de propriedade para soluções baseadas em acesso está a aumentar e é expectado representar uma parte significativa de práticas de mobilidade no futuro se forem executadas as abordagens corretas. Este estudo é focado nos tópicos poucos explorados da partilha de carros entre pares, mais especificamente nas estratégias de mercado que as plataformas de partilha devem implementar de modo a assegurar o seu sucesso no mercado português. Os dados foram obtidos através de grupos de foco, seguindo entrevistas semiestruturadas, com jovens referentes às suas consideráveis vantagens e desvantagens ligadas com possuir um carro, barreiras motivacionais relativas com a partilha dos seus veículos pessoais e posições sobre elementos de estratégias de mercado. Os resultados mostraram uma necessidade por Seguro, informação disponível, parqueamento gratuito, regulamento dos condutores, acesso sem chave, meios de transportes substitutos na plataforma, ofertas mensais verdes e veículos profissionalmente limpos. A tese finaliza com as limitações verificadas e sugestões para estudos futuros.
Description
Keywords
P2P carsharing Peer-to-peer carsharing Motivational barriers Go-to-market strategies Young individuals Portugal Shared mobility Partilha de carro entre pares Barreiras motivacionais Estratégias de mercados Jovens Mobilidade partilhada