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Advisor(s)
Abstract(s)
The transformational potential of emerging technologies can be very attractive for a company, but the uncertainty associated with them can easily discourage investments. In this dissertation, the business model stress test method is presented and adjusted to be able to analyze the future impact of emerging technologies on companies’ business models, taking the case of Artificial Intelligence (AI) in the telecommunications (telecom) industry.
In order to find the most relevant industry AI applications, the telecom industry business model, and apply the method, a literature review and interviews to industry experts were performed. After the method was adjusted and applied, the type of future impact of each AI application on each business model component was identified, and the conclusion was that telecom companies should continue to invest in AI that perform network operation management, customer support operation and customer relationship management functions, while having precautions on customer’s perception of AI used in customer relationship management. It was also found a mostly negative potential impact of business-to-business (B2B) clients deploying AI. This effect on the business model of telecoms is expected to make it unsustainable and requires measures to be taken from the companies.
The results from this dissertation are the founding work for further development of the business model stress test, with its replicability with other emerging technologies and industries as a fundamental question to be answered.
O potencial de transformação das tecnologias emergentes pode ser muito atraente para uma empresa, mas a incerteza a elas associada também pode ser um desincentivo ao investimento. Nesta dissertação, o teste de stress de modelos de negócios é o método apresentado e ajustado para analisar o impacto futuro de tecnologias emergentes no modelo de negócios das empresas, tomando o caso da Inteligência Artificial na indústria de telecomunicações. De modo a encontrar as aplicações de IA mais relevantes na indústria e o seu modelo de negócios, para depois aplicar o método, uma revisão da literatura e entrevistas com especialistas da indústria foram realizadas. Depois do método ser ajustado e aplicado, foi identificado o tipo de impacto futuro de cada aplicação de IA em cada componente do modelo de negócios, e concluiu-se que as empresas de telecomunicações deveriam continuar a investir em IA que realize funções de gestão de operação de rede, operação de suporte ao cliente e gestão de relacionamento com o cliente (CRM), tendo cuidado com a perceção do cliente à IA usada na CRM. Também foi constatado o impacto negativo da implantação de IA por clientes B2B no modelo de negócios das telecomunicações. É esperado que este efeito torne o seu modelo de negócios insustentável e pede que medidas sejam tomadas pelas empresas. Os resultados desta dissertação são o trabalho de base para um maior desenvolvimento do teste de stress de modelos de negócios, sendo sua replicabilidade com outras tecnologias emergentes e indústrias uma questão fundamental a ser respondida.
O potencial de transformação das tecnologias emergentes pode ser muito atraente para uma empresa, mas a incerteza a elas associada também pode ser um desincentivo ao investimento. Nesta dissertação, o teste de stress de modelos de negócios é o método apresentado e ajustado para analisar o impacto futuro de tecnologias emergentes no modelo de negócios das empresas, tomando o caso da Inteligência Artificial na indústria de telecomunicações. De modo a encontrar as aplicações de IA mais relevantes na indústria e o seu modelo de negócios, para depois aplicar o método, uma revisão da literatura e entrevistas com especialistas da indústria foram realizadas. Depois do método ser ajustado e aplicado, foi identificado o tipo de impacto futuro de cada aplicação de IA em cada componente do modelo de negócios, e concluiu-se que as empresas de telecomunicações deveriam continuar a investir em IA que realize funções de gestão de operação de rede, operação de suporte ao cliente e gestão de relacionamento com o cliente (CRM), tendo cuidado com a perceção do cliente à IA usada na CRM. Também foi constatado o impacto negativo da implantação de IA por clientes B2B no modelo de negócios das telecomunicações. É esperado que este efeito torne o seu modelo de negócios insustentável e pede que medidas sejam tomadas pelas empresas. Os resultados desta dissertação são o trabalho de base para um maior desenvolvimento do teste de stress de modelos de negócios, sendo sua replicabilidade com outras tecnologias emergentes e indústrias uma questão fundamental a ser respondida.
Description
Keywords
Emerging technologies Artificial intelligence Telecommunications industry Business models Business model stress testing Tecnologias emergentes Inteligência artificial Indústria de telecomunicações Modelos de negócios Teste de stress de modelos de negócios