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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The European airline industry can be characterized by being a very competitive, in the
consolidation phase, with many Asian and Middle East competitors entering into this
market. Therefore, there exist several moves airline companies are expected to make in
the next couple of years. It is expected some activity from full-service carriers as in a
attempt to enter into low-cost business segment, or low-cost carriers to expand into longhaul
flight segment due to pressures on costs and profitability, and others. In this context,
the current dissertation focuses on the potential deal between Ryanair and Norwegian Air
Shuttle. This deal puts forward the entrance of the largest low-cost carrier into the longhaul
segment, and an opportunity to expand to other regions as US. Given the conditions
of two airlines, the synergies of 1637 million euros were forecasted and thus, it is
proposed to Ryanair to pay a premium of 23,36% over the current share price to
Norwegian Air Shuttle shareholders. This translates into the price per share of NOK 300
and the total transaction value of NOK 10 727,9 million, all paid in cash.
Atualmente, a indústria aérea europeia é muito competitiva e na sua fase de consolidação. Existem muitos novos concorrentes da Ásia e Médio Oriente a entrar neste mercado. Assim, os experts nesta área esperam alguma dinâmica nesta indústria a nível de fusões e aquisições. Espera-se que alguns participantes que atualmente operam em segmento de transporte aéreo de pessoas de curtas-distâncias e baixo-custo (LCC), tentem entrar para o segmento de voos de longas-distâncias e vice-versa. Neste âmbito surge esta dissertação de mestrado, que propõe à Ryanair a ser pioneira e comprar a companhia aérea - Norwegian Air Shuttle. A Ryanair é a maior empresa de transporte de baixo-custo e provedora de voos de curta distância na Europa, e apresenta muito potencial para entrar neste segmento de voos de longa distância. Além disso, esta aquisição poderá facilitar a Ryanair a expandir a sua atividade para outras regiões. As potenciais sinergias foram calculadas e correspondem aos 1637 milhões de euros. Desta forma, sugere-se que a Ryanair pague 300 coroas norueguesas por ação (em prêmio por ação de 23,36%), o que corresponde ao valor total da transação de 10 727,9 milhões de coroas, tudo a pagar em cash.
Atualmente, a indústria aérea europeia é muito competitiva e na sua fase de consolidação. Existem muitos novos concorrentes da Ásia e Médio Oriente a entrar neste mercado. Assim, os experts nesta área esperam alguma dinâmica nesta indústria a nível de fusões e aquisições. Espera-se que alguns participantes que atualmente operam em segmento de transporte aéreo de pessoas de curtas-distâncias e baixo-custo (LCC), tentem entrar para o segmento de voos de longas-distâncias e vice-versa. Neste âmbito surge esta dissertação de mestrado, que propõe à Ryanair a ser pioneira e comprar a companhia aérea - Norwegian Air Shuttle. A Ryanair é a maior empresa de transporte de baixo-custo e provedora de voos de curta distância na Europa, e apresenta muito potencial para entrar neste segmento de voos de longa distância. Além disso, esta aquisição poderá facilitar a Ryanair a expandir a sua atividade para outras regiões. As potenciais sinergias foram calculadas e correspondem aos 1637 milhões de euros. Desta forma, sugere-se que a Ryanair pague 300 coroas norueguesas por ação (em prêmio por ação de 23,36%), o que corresponde ao valor total da transação de 10 727,9 milhões de coroas, tudo a pagar em cash.