Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O (e)Portfolio no Desenvolvimento Profissional de Professores: uma experiência no contexto da Didática da Matemática na Educação Pré-Escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
o eportfólio.PDF1.72 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente texto pretende ser um contributo na investigação educacional, em especial ao nível das estratégias de formação de professores, focalizando-se em processos reflexivos que decorrem da utilização de (e)portfolios no contexto da formação de professores. Tendo em conta a experiência de estágio que acontece ao longo de um ano letivo no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, a metodologia formativa implementada no âmbito da unidade curricular de Didática da Matemática na Educação Pré-Escolar, durante o 1º semestre do ano letivo de 2012/2013, privilegiou as situações reais do contexto educativo em que cada estudante desenvolveu a sua intervenção pedagógica, que funcionaram como ponto de partida para os processos reflexivos de natureza pessoal, académica e profissional. A análise aos (e)portfolios elaborados permite descrever as vantagens da utilização desta estratégia de formação quer do ponto de vista do docente, quer na perspetiva dos futuros educadores de infância, salientando as inúmeras e diversas possibilidades de desenvolvimento profissional (e pessoal), designadamente no que se refere à construção do conhecimento didático no âmbito da Educação Matemática. A não definição prévia de uma estrutura rígida subjacente ao (e)portfolio, viabilizou, como mostraremos, uma aprendizagem personalizada que está patente não só na variedade das evidências incluídas, de acordo com um exercício reflexivo que as sustenta, como também nos distintos formatos que foram apresentados.

Description

Keywords

(E)portfolio Desenvolvimento profissional de professores Conhecimento didático

Citation

Gonçalves, Daniela, Nogueira, Isabel Cláudia (2014). O (e)Portfolio no Desenvolvimento Profissional de Professores: uma experiência no contexto da Didática da Matemática na Educação Pré-Escolar. In Carvalho, Maria João de; Loureiro, Armando; Ferreira, Carlos Alberto (orgs.) Atas do XII Congresso da SPCE [Vila Real, Setembro 2014]. (1354-1361). Vila Real: Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue