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Advisor(s)
Abstract(s)
A avaliação dos projetos e ações formativas, independentemente do seu cariz, é uma necessidade incontornável e que
tem de ser realizada em diferentes níveis e momentos. Com a avaliação, as instituições formadoras podem não só aferir
a qualidade das aprendizagens realizadas, como também percecionar o impacto que a formação que oferecem tem no
seu público, permitindo introduzir correções tendentes a melhorar a qualidade da oferta formativa. Em termos de análise
mais profunda, a sua importância é decisiva para perceber o impacto da formação na atividade de cada individuo no seu
posto de trabalho. A demonstração de novas competências obtidas através de um processo formativo é algo que pode
e deve ser mensurável. Trata-se afinal de constatar a melhoria das competências institucionais e pessoais, tornando as
organizações e os indivíduos mais eficientes, inovadores e competitivos.
É neste sentido que se coloca o nosso desafio: percecionar a forma como as qualificações obtidas numa formação se
manifestaram nos locais de trabalho. Assim, partindo do conceito de competência, definido por Boterf (1994, 2000) e do
nível 3 de avaliação proposto por Kirkpatrick (1994), este artigo pretende perceber o impacto que um curso de mestrado,
em regime de elearning, pode ter no desenvolvimento e aplicação de novas competências nos postos de trabalho dos
alunos que o frequentaram.
Seguindo um desenho de investigação que a coloca preferencialmente nos estudos de caso, esta pesquisa (ainda em
desenvolvimento) focaliza-se numa análise retrospetiva e incide sobre a autoavaliação efetuada pelos formandos. Como
principal instrumento de recolha de dados foi utilizado um questionário, o qual esteve sujeito a um processo de validação
de carácter qualitativo, através de análise de juízes e aplicação a um grupo teste.
Quanto às implicações práticas, esta investigação aponta algumas linhas orientadoras suscetíveis de facilitar a avaliação
dos sistemas de formação em regime de elearning e de aumentar o transfer de competências da formação para o local
de trabalho.
O impacto da formação no local de trabalho não é um processo simples de analisar, particularmente quando as
competências a desenvolver se utilizam em exclusivo no campo da educação e da formação. Mesmo sabendo que os
resultados esperados da aplicação de novas competências pós formação não são de fácil medição, é fulcral que um
sistema formador bem organizado conte com a avaliação como uma ferramenta estruturante.
Description
Keywords
Avaliação Elearning Competência Formação profissional contínua
Pedagogical Context
Citation
LAGARTO, José; ANDRADE, António; MARQUES, Hermínia - Avaliação do impacto da formação: As novas competências no posto de trabalho. In Colóquio Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas, XX, Lisboa, 31 Janeiro, 1-2 Fevereiro, 2013. In ESTRELA, Maria Teresa…[et al.] (Org.) - Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas. Atas do XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2013. ISBN: 978-989-8272-17-1. P. 1452-1468