Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Software aplicacional no âmbito da gestão do negócio dos hospitais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203223373.pdf1.43 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio desenvolvido no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Engenharia Biomédica na empresa Daylife, SA assinala com sucesso a conclusão desta etapa. Os serviços não-clínicos hospitalares representam uma área com necessidade de melhoria nos processos logísticos do dia-á-dia e informatização do sistema. O Centro Hospitalar Universitário do Porto, um dos hospitais de referência do Norte de Portugal, identificou a necessidade de melhoria nos processos logísticos dos serviços não clínicos, nomeadamente no serviço de rouparia. Este serviço apresenta atualmente várias ineficiências nos processos que podem afetar a qualidade, segurança e higiene do hospital. A tecnologia RFID é utilizada para identificar, rastrear e gerir produtos e pessoas. É utilizada em muitas outras áreas e surge como uma solução inovadora e recente que soluciona vários problemas e que contribui para a melhoria do serviço prestado, bem como poupanças económicas. Os principais objetivos deste relatório são descrever os processos realizados no serviço de rouparia do CHUPorto antes da implementação da solução RFID e definir as novas metodologias e ações a serem aplicadas depois da implementação da solução. Pretende-se também identificar oportunidades de melhoria da solução RFID a ser implementada no CHUPorto. Durante o decorrer do estágio, pretende-se ainda fazer o acompanhamento da implementação da solução, caso haja essa possibilidade. Todas as tarefas necessárias à implementação da solução de rastreabilidade têxtil RFID-UHF foram detalhadamente descritas usando o método de gestão de projeto kankan. Dada a dimensão e complexidade do projeto, a durabilidade deste não é definida. A realização de entrevistas representa uma elevada importância para as organizações e equipa de desenvolvimento da solução, pois ajuda a ter uma perspetiva real da instituição e a identificar melhorias na solução. Desta forma, as realizações de entrevistas permitiram fazer o levantamento dos principais problemas neste serviço, sendo eles a taxa de extravios, perdas e má utilização de fardamento, a falta de fardamento em serviços, a falta de informatização do sistema, a falta de dados relativos a stock existente e a dificuldades na validação de faturação.
This internship report developed within the curricular internship of the master’s degree in Biomedical Engineering at Daylife, SA successfully marks the completion of this stage. Non-clinical hospital services represent an area in need of improvement in the logistics processes of the day-to-day and computerization of the system. The Centro Hospitalar Universitário do Porto, one of the reference hospitals in northern Portugal, identified the need for improvement in the logistics processes of non-clinical services, particularly in the wardrobe service. This service currently presents several inefficiencies in the processes that can affect the quality, safety and hygiene of the hospital. RFID technology is used to identify, track and manage products and people. It is used in many other areas and emerges as an innovative and recent solution that solves various problems and contributes to the improvement of the service provided, as well as economic savings. The main objectives of this report are to describe the processes carried out in the CHUPorto wardrobe service before the implementation of the RFID solution and to define the new methodologies and actions to be applied after the implementation of the solution. It is also intended to identify opportunities to improve the RFID solution to be implemented in CHUPorto. During the internship, it is also intended to monitor the implementation of the solution, if there is such a possibility. All tasks required to implement the RFID-UHF textile traceability solution have been described in detail using the kankan project management method. Given the size and complexity of the project, the durability of the project is not defined. Conducting interviews is of great importance for organizations and the solution development team, as it helps to have a real perspective on the institution and to identify improvements in the solution. In this way, the interviews made it possible to survey the main problems in this service, namely the rate of misplacement, loss and misuse of uniforms, the lack of uniforms in services, the lack of computerization of the system, the lack of relative data existing stock and difficulties in billing validation.

Description

Keywords

Hospital Rastreabilidade RFID Saúde Serviço de rouparia Traceability Health Wardrobe service

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue