Repository logo
 
Publication

A influência da percepção do valor da marca no processo de decisão de escolha: uma análise às instituições do ensino superior da cidade de Maputo

dc.contributor.authorDomingas, Ana
dc.contributor.authorBrandão, Nuno
dc.date.accessioned2023-09-01T10:47:04Z
dc.date.available2023-09-01T10:47:04Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA globalização do mercado impulsionada pelos avanços tecnológicos, trouxe uma nova dinâmica na produção e disponibilização de produtos e serviços em todas as categorias de negócio. As estratégias de marketing são uma prioridade para destacarem as marcas num cenário competitivo, sobretudo num contexto em que os consumidores se tornaram mais exigentes e criteriosos no processo de decisão de escolha das marcas. Ora, o propósito deste artigo consiste em analisar a influência da percepção do valor da marca na decisão de escolha de Instituições de Ensino Superior (IES), sob orientação do modelo teórico brand equity ten de Aaker e o modelo de Kotler e Keller. Assumiu- se uma abordagem quantitativa para o apuramento de dados primários. De forma geral, os resultados apontaram para a existência de uma influência positiva da lealdade, notoriedade, associação a marca e qualidade percebida no processo de decisão de escolha. Igualmente, constatou-se que as principais fontes de estímulo para o reconhecimento do problema são os amigos e familiares, e as fontes para a busca de informações para avaliação da escolha são as consultas às IES através das visitas realizadas e dos amigos e familiares. Percebeu-se, ainda, que os principais atributos para a avaliação das alternativas foram a qualidade de ensino, o reconhecimento e o prestígio, as infraestruturas e os docentes qualificados. Concluiu- se, assim, que existe uma satisfação generalizada com as escolhas feitas pela disposição em permanecerem nas IES e indicá-las aos amigos e familiares.pt_PT
dc.description.abstractThe globalization of the market, driven by technological advances, brought a new dynamic in the production and availability of products and services in all categories of business. Marketing strategies are a priority to highlight brands in a competitive scenario, especially in a context in which consumers have become more demanding and judicious in the decision to choose brands. Now, the purpose of this article is to analyze the influence of the perception of the brand value in the decision to choose Higher Education Institutions (HEI), under the guidance of Aaker's theoretical brand equity ten model and the model of Kotler and Keller. A quantitative approach was taken to obtain primary data. In general, the results pointed to the existence of a positive influence of loyalty, notoriety, association with the brand and perceived quality in the decision-making process. Likewise, it was found that the main sources of encouragement for recognizing the problem are friends and family and the sources for seeking information to assess the choice are consultations with HEIs through visits and friends and family. It was noticed that the main attributes for the assessment of alternatives were the quality of teaching, recognition and prestige, infrastructure and qualified teachers. It was thus found that there is widespread satisfaction with the choices made by the willingness to remain in the HEIs and to refer them to friends and family.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2310-0036
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/42103
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectValor de marcapt_PT
dc.subjectProcesso de decisão de escolhapt_PT
dc.subjectBrandpt_PT
dc.subjectBrand valuept_PT
dc.subjectChoice decision processpt_PT
dc.titleA influência da percepção do valor da marca no processo de decisão de escolha: uma análise às instituições do ensino superior da cidade de Maputopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage85pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage75pt_PT
oaire.citation.titleRevista Electrónica de Investigação e Desenvolvimentopt_PT
oaire.citation.volume12pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
402_1414_1_PB.pdf
Size:
398.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: