Publication
Intra and inter-individual differences in social intelligence of portuguese students
dc.contributor.author | Pinto, Joana Carneiro | |
dc.contributor.author | Faria, Liliana | |
dc.contributor.author | Gaspar, Neide | |
dc.contributor.author | Taveira, Maria do Céu | |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T14:16:40Z | |
dc.date.available | 2021-06-24T14:16:40Z | |
dc.date.issued | 2015-05-01 | |
dc.description.abstract | A inteligência social constitui uma condição favorável à tomada de decisão e ao desenvolvimento vocacional. Este trabalho visa caracterizar os níveis de inteligência social, e analisar as diferenças intra e interindividuais, em alunos portugueses em anos de pré-transição vocacional. Participaram 1095 alunos (552, 50% mulheres), com uma média de idades de 14,78 anos (DP = 1,86), do 8º, 10º, e 11º níveis escolares. Administrou-se a Prova Cognitiva de Inteligência Social (PCIS), em dois momentos (T1 e T2), com seis meses de intervalo. Os resultados indicam que o 8º ano obteve resultados médios superiores, nos índices de Resolução de Problemas, Motivação e Autoconfiança (T1), enquanto o 10º ano obteve resultados superiores, em Resolução de Problemas, Motivação e Familiaridade (T2). Entre momentos de avaliação, registra-se, para todos os níveis escolares, um aumento em Resolução de Problemas e Autoconfiança em situações sociais. Estes resultados constituem condições psicológicas favoráveis à promoção do questionamento ético nas intervenções de orientação vocacional. | pt_PT |
dc.description.abstract | A inteligência social constitui uma condição favorável à tomada de decisão e ao desenvolvimento vocacional. Este trabalho visa caracterizar os níveis de inteligência social, e analisar as diferenças intra e interindividuais, em alunos portugueses em anos de pré-transição vocacional. Participaram 1095 alunos (552, 50% mulheres), com uma média de idades de 14,78 anos (DP = 1,86), do 8º, 10º, e 11º níveis escolares. Administrou-se a Prova Cognitiva de Inteligência Social (PCIS), em dois momentos (T1 e T2), com seis meses de intervalo. Os resultados indicam que o 8º ano obteve resultados médios superiores, nos índices de Resolução de Problemas, Motivação e Autoconfiança (T1), enquanto o 10º ano obteve resultados superiores, em Resolução de Problemas, Motivação e Familiaridade (T2). Entre momentos de avaliação, registra-se, para todos os níveis escolares, um aumento em Resolução de Problemas e Autoconfiança em situações sociais. Estes resultados constituem condições psicológicas favoráveis à promoção do questionamento ético nas intervenções de orientação vocacional. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.1590/1982-43272561201503 | pt_PT |
dc.identifier.eid | 84932185411 | |
dc.identifier.issn | 0103-863X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/33937 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ethics | pt_PT |
dc.subject | Intelligence | pt_PT |
dc.subject | Vocational guidance | pt_PT |
dc.subject | Inteligência | pt_PT |
dc.subject | Ética | pt_PT |
dc.subject | Orientação vocacional | pt_PT |
dc.title | Intra and inter-individual differences in social intelligence of portuguese students | pt_PT |
dc.title.alternative | Diferenças Intra e Inter Individuais na Inteligência Social de Estudantes Portugueses | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 161 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 61 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 153 | pt_PT |
oaire.citation.title | Paideia | pt_PT |
oaire.citation.volume | 25 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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