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Intra and inter-individual differences in social intelligence of portuguese students

dc.contributor.authorPinto, Joana Carneiro
dc.contributor.authorFaria, Liliana
dc.contributor.authorGaspar, Neide
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céu
dc.date.accessioned2021-06-24T14:16:40Z
dc.date.available2021-06-24T14:16:40Z
dc.date.issued2015-05-01
dc.description.abstractA inteligência social constitui uma condição favorável à tomada de decisão e ao desenvolvimento vocacional. Este trabalho visa caracterizar os níveis de inteligência social, e analisar as diferenças intra e interindividuais, em alunos portugueses em anos de pré-transição vocacional. Participaram 1095 alunos (552, 50% mulheres), com uma média de idades de 14,78 anos (DP = 1,86), do 8º, 10º, e 11º níveis escolares. Administrou-se a Prova Cognitiva de Inteligência Social (PCIS), em dois momentos (T1 e T2), com seis meses de intervalo. Os resultados indicam que o 8º ano obteve resultados médios superiores, nos índices de Resolução de Problemas, Motivação e Autoconfiança (T1), enquanto o 10º ano obteve resultados superiores, em Resolução de Problemas, Motivação e Familiaridade (T2). Entre momentos de avaliação, registra-se, para todos os níveis escolares, um aumento em Resolução de Problemas e Autoconfiança em situações sociais. Estes resultados constituem condições psicológicas favoráveis à promoção do questionamento ético nas intervenções de orientação vocacional.pt_PT
dc.description.abstractA inteligência social constitui uma condição favorável à tomada de decisão e ao desenvolvimento vocacional. Este trabalho visa caracterizar os níveis de inteligência social, e analisar as diferenças intra e interindividuais, em alunos portugueses em anos de pré-transição vocacional. Participaram 1095 alunos (552, 50% mulheres), com uma média de idades de 14,78 anos (DP = 1,86), do 8º, 10º, e 11º níveis escolares. Administrou-se a Prova Cognitiva de Inteligência Social (PCIS), em dois momentos (T1 e T2), com seis meses de intervalo. Os resultados indicam que o 8º ano obteve resultados médios superiores, nos índices de Resolução de Problemas, Motivação e Autoconfiança (T1), enquanto o 10º ano obteve resultados superiores, em Resolução de Problemas, Motivação e Familiaridade (T2). Entre momentos de avaliação, registra-se, para todos os níveis escolares, um aumento em Resolução de Problemas e Autoconfiança em situações sociais. Estes resultados constituem condições psicológicas favoráveis à promoção do questionamento ético nas intervenções de orientação vocacional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/1982-43272561201503pt_PT
dc.identifier.eid84932185411
dc.identifier.issn0103-863X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33937
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEthicspt_PT
dc.subjectIntelligencept_PT
dc.subjectVocational guidancept_PT
dc.subjectInteligênciapt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectOrientação vocacionalpt_PT
dc.titleIntra and inter-individual differences in social intelligence of portuguese studentspt_PT
dc.title.alternativeDiferenças Intra e Inter Individuais na Inteligência Social de Estudantes Portuguesespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage161pt_PT
oaire.citation.issue61pt_PT
oaire.citation.startPage153pt_PT
oaire.citation.titlePaideiapt_PT
oaire.citation.volume25pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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