Publication
Estudar e aprender em casas de acolhimento: identificação de dimensões críticas na promoção do sucesso educativo
dc.contributor.author | Carvalho, Gisela | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Luísa | |
dc.date.accessioned | 2025-08-08T13:25:56Z | |
dc.date.available | 2025-08-08T13:25:56Z | |
dc.date.issued | 2017-11-01 | |
dc.description.abstract | Em Portugal, verifica-se um número elevado de crianças e jovens em situação de acolhimento residencial: 8.175 (ISS, 2017). A investigação tem demonstrado que as crianças e jovens acolhidos apresentam diversas fragilidades escolares, quando comparados com os seus pares que não se encontram em acolhimento, nomeadamente: rendimento académico mais baixo, nível de escolaridade alcançado mais baixo, instabilidade escolar, suspensões, expulsões, absentismo e abandono. A fraca escolarização tem um impacto negativo para os jovens e para a sociedade a médio e a longo prazo, ao contribuir para a manutenção do ciclo intergeracional da exclusão social. Assumindo uma perspetiva ecológica, este estudo teve como objetivo identificar dimensões críticas na promoção do sucesso educativo de crianças e jovens em acolhimento residencial, que possam posteriormente ser incluídas em instrumentos que estão a ser desenvolvidos com a finalidade de avaliar as necessidades de intervenção no domínio educacional em casas de acolhimento, que permitam a identificação de áreas de melhoria e o desenho de intervenções. Após a revisão da literatura, foram realizadas entrevistas e grupos de discussão focalizada com diversos intervenientes. São apresentadas e discutidas as dimensões críticas identificadas, bem como as etapas que se seguem no desenvolvimento dos instrumentos. São também discutidos os desafios para a escola e para os professores na promoção de oportunidades de sucesso para todos, nomeadamente para as crianças e jovens mais vulneráveis. | por |
dc.identifier.other | cf6ef433-640f-4d59-b1f9-0fb615d55e11 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/54309 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Universidade Católica Editora | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Acolhimento residencial | |
dc.subject | Avaliação de necessidades | |
dc.subject | Sucesso educativo | |
dc.title | Estudar e aprender em casas de acolhimento: identificação de dimensões críticas na promoção do sucesso educativo | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 183 | |
oaire.citation.startPage | 170 | |
oaire.citation.title | Constuir a autonomia e a flexibilização curricular: os desafios da escola e dos professores | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1