Repository logo
 
Publication

Identificação de Necessidades de Intervenção Psicológica: um estudo piloto no ensino superior

dc.contributor.authorPinto, Joana Carneiro
dc.contributor.authorPinto, Helena Rebelo
dc.contributor.authorFaria, Liliana
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céu
dc.date.accessioned2016-11-30T10:32:50Z
dc.date.available2016-11-30T10:32:50Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractDiversos estudos têm demonstrado que os serviços de aconselhamento psicológico têm um papel preponderante na promoção do bem-estar, satisfação e sucesso, ao nível pessoal, académico, e profissional (Bishop, 1990; RESAPES, 2002). No entanto, nem sempre as instituições de ensino superior investem na criação destes serviços e, por vezes, a sua presença e disponibilidade não assegura a sua procura, dado que nem sempre os alunos os percecionam como um recurso eficaz e credível de apoio às suas necessidades (Giovazolias, Leontoponlan, & Triliva, 2010). O presente estudo visa explorar as necessidades de intervenção psicológica de 157 estudantes da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Para o efeito, são exploradas as preocupações e necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem, bem como as preferências relativamente ao apoio pretendido ou previamente recebido, através do Questionário de Identificação de Necessidades de Intervenção Psicológica (Gallagher, Golin, & Kelleher, 1992; tradução de Pinto, 2010). Os resultados obtidos indicam que os participantes necessitam de mais informação ou apoio nas seguintes áreas: (i) aumentar a autoconfiança, (ii) aumentar a motivação, (iii) medo de falhar, (iv) controlar a ansiedade e o nervosismo, (v) estratégias de procura de emprego, (vi) escolha de uma carreira, e (vii) competências de gestão de tempo. Verifica-se ainda uma preferência, relativamente ao apoio pretendido, pelas modalidades de aconselhamento individual e em grupo. Existem diferenças em função do sexo e da média atual no curso. Retiram-se implicações para a disponibilização de sistemas, estratégias e atividades de apoio psicológico dirigidas aos alunos, que possam responder de forma adequada às suas diferentes preocupações. Antecipa-se ainda que seja possível, no futuro, o desenvolvimento de programas de formação e treino de profissionais de psicologia que concorram para o desenvolvimento de respostas técnica e cientificamente fundamentadas congruentes com as necessidades identificadas.pt_PT
dc.description.abstractSeveral studies have shown that counseling services have a key role in promoting well-being, satisfaction and success, at the personal, academic, and professional levels (Bishop, 1990; RESAPES, 2002). However, not all higher education institutions invest in creating these services and, sometimes, their presence and availability does not ensure their search, as not always students perceive them as an effective and credible resource to support their needs (Giovazolias, Leontoponlan, & Triliva, 2010). This study aims to explore the psychological intervention needs of 157 students from the Human Sciences Faculty of the Portuguese Catholic University of Lisbon. To that end, personal, career and learning needs and concerns are explored, as well as the preferences for the desired support, or the previously received support, through The Survey of Student Needs (Gallagher, Golin, & Kelleher, 1992; translation by Pinto, 2010). Results indicate that participants need more information or support in the following areas: (i) increase of self-confidence, (ii) increase of motivation, (iii) fear of failure, (iv) manage anxiety and nervousness, (v) job search strategies, (vi) choice of a career, and (vii) time management skills. There is a preference for individual and group counseling. There are differences according to and academic results. Implications are drawn for the availability of systems, strategies and activities of psychological support for students that can respond appropriately to their different concerns. It is anticipated that, in the future, may be possible the development of training programs directed to psychology professionals that contribute to the development of technically and scientifically based answers, congruent with the identified needs.pt_PT
dc.identifier.citationPINTO, Joana Carneiro [et al.] - Identificação de necessidades de intervenção psicológica : um estudo piloto no ensino superior. In CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA “NOVOS DESAFIOS, NOVAS COMPETÊNCIAS”, Braga, 2013pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20978
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectnecessidadespt_PT
dc.subjectintervenção psicológicapt_PT
dc.subjectensino superiorpt_PT
dc.titleIdentificação de Necessidades de Intervenção Psicológica: um estudo piloto no ensino superiorpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.titleCongresso Internacional de Psicologia: “Novos Desafios, Novas Competências”pt_PT
person.familyNamePinto
person.givenNameJ.C.
person.identifier.ciencia-idD61D-1A4C-A61E
person.identifier.orcid0000-0001-8151-7412
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication09fd1928-4bcf-421b-a944-204f2ade96cf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery09fd1928-4bcf-421b-a944-204f2ade96cf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Identificação de Necessidades de Intervenção Psicológica - CO, UCP Braga.pdf
Size:
219.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: